Razonetes, Débito e Crédito
Resenha: Razonetes, Débito e Crédito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: casual • 29/5/2013 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 711 Visualizações
Ciências Contábeis
(Etapa 3, Passo 1)
Razonetes, Débito e Crédito
Os razonetes servem para ajudar a entender como as operações de uma empresa ou organização são processadas pela contabilidade, ele é simplificado e facilita a visualização dos registros e sua dinâmica. Vemos que os razonetes têm formato em T, com o nome da conta em cima, os débitos registrados na coluna da esquerda e créditos registrados na coluna da direita.
Se a soma dos débitos efetuados for maior que a soma dos créditos, a conta terá saldo devedor, caso ocorra o contrario, a conta terá saldo credor.
Temos que tomar muito cuidado, pois muitas pessoas confundem a lógica de débito e crédito, na Contabilidade que é diferente do que a usada no senso comum. No senso comum crédito é o recebimento de dinheiro, enquanto débito é a saída de dinheiro.
Exemplo:
Partidas Dobradas
Existe um método que garante a igualdade do Balanço Patrimonial: (Ativos = Passivos + PL)
O método das partidas dobradas foi inventado pelo frade italiano Luca Pacioli. É um método pelo qual a cada débito há um correspondente crédito de igual valor. As "partidas dobradas" tem esse nome, pois tanto o crédito quanto o débito podem ser divididos em mais de um lançamento.
Cada transação normalmente consiste em 2 entradas, mas podem existir 3 ou mais entradas ao se contabilizarem as taxas, por exemplo. Como é mais comum uma transação conter somente 2 entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado".
...