TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Receita e despesas

Por:   •  29/6/2017  •  Resenha  •  4.493 Palavras (18 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA[pic 1]

CAMPUS DE RIO PARANAÍBA

 Instituto De Ciências Sociais e Humanas

ALICE RODRIGUES ALENCAR GONÇALVES, 4160

LUIZ HENRIQUE,

STELLA FERNANDA DE AZEVEDO, 4168

TATIANE MARIA DO CARMO SANTOS, 2694

Um estudo sobre as Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas

RIO PARANAÍBA/MG

2017


ALICE RODRIGUES ALENCAR GONÇALVES

LUIZ HENRIQUE

STELLA FERNANDA DE AZEVEDO

TATIANE MARIA DO CARMO SANTOS

Trabalho apresentado à UFV – Campus de Rio Paranaíba, como parte das exigências da disciplina CIC 201 – Teoria da Contabilidade, do curso de graduação em Ciências Contábeis, sob a orientação da Professora Tatianne Cardoso.

RIO PARANAÍBA/MG

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        REFERÊNCIAL TEÓRICO        4

2.1.        Natureza e definições de receita        4

2.2.        Bases para a mensuração da receita        5

2.2.1.        Troca de Produtos e Serviços        6

2.2.2.        Venda de Bens        6

2.2.3.        Prestação de Serviços        7

2.2.4.        Juros, Royalties, Dividendos;        7

2.3.        O grau de associação das despesas com a receita        8

2.4.        Ganhos e Perdas Extraordinários        10

2.5.        Correção de Exercícios Anteriores        11

2.5.1.        Mudança nas estimativas contábeis        11

2.5.2.        Erros dos períodos anteriores        13

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

4.        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

As receitas e despesas reconhecidas em determinado período são apresentadas na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), e por isso é necessário inicialmente conceitua-la.

Segundo o CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, as empresas devem apresentar todas as mutações do PL reconhecidas em cada exercício que não representem transações entre a empresa e seus sócios em duas demonstrações DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e DRA (Demonstração do Resultado Abrangente do Exercício).

A DRE é a apresentação, em forma resumida, das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstrada de forma a destacar o resultado líquido do período, incluindo o que se denomina de receitas e despesas realizadas, ou seja, o fato gerador já ocorreu. Os outros Resultados Abrangentes incluem as mutações do PL que não representam receitas e despesas realizadas, ou seja, o fato gerador ainda não ocorreu. Inclui alterações que poderão afetar o resultado do período futuramente ou às vezes permanecerão sem esse trânsito.

A DRA é elaborada a partir da soma do resultado líquido apresentado na DRE com os outros resultados abrangentes, que não sejam constituída pelas transações de capital entre a empresa e seus sócios (aumento ou devolução de capital, distribuição de lucro, etc.).

Portanto, a DRA é uma continuação da DRE, podendo a entidade escolher a maneira da divulgação, sendo separadas ou uma logo abaixo da outra.

 

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

  1. Natureza e definições de receita                                                

O IASB, em sua estrutura conceitual, define receita como o aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil na forma de fluxos de entrada ou aumentos nos ativos ou redução nos passivos que resultam em aumentos no patrimônio líquido, e que não sejam provenientes de aportes dos participantes do patrimônio.

Para Hendriksen e Van Breda (1999):  “receitas são entradas ou outros aumentos de ativos de uma entidade ou liquidações de suas obrigações (ou combinação de ambos) durante um período, provenientes de entrega ou produção de mercadorias, prestação de serviços, ou outras atividades que constituem as operações centrais ou principais da entidade”.

De acordo com o CPC 30, a receita decorre da venda de bens, prestação de serviços, e utilização, por parte de terceiros, de outros ativos da entidade que geram juros, royalties e dividendos, aluguéis. O termo “bens” inclui bens produzidos pela entidade com a finalidade de venda e bens comprados para revenda, tais como mercadorias compradas para venda no atacado e no varejo, terrenos e outras propriedades mantidas para revenda. A prestação de serviços envolve tipicamente o desempenho da entidade em face da tarefa estabelecida contratualmente a ser executada ao longo de um período estabelecido entre as partes, podendo ser prestados dentro de um ou mais períodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (372.2 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com