Relatório de composição de patrimônio
Por: Becappp • 24/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
Cite os componentes que poderão ser encontrados na remuneração total.
Salário Base (Salário Nominal); Salário Variável a Curto Prazo (ex.: comissão, prêmios, PLR, bônus, gratificações); Salário Variável a Longo Prazo (ex.: stock options, participação societária); Adicionais Legais (ex.: periculosidade, insalubridade, adicional de turno); Benefícios oferecidos (ex.: plano saúde, seguro vida, ticket’s, carro, previdência privada)
2) Defina a remuneração estratégica e apresente os seus efeitos positivos tanto para o empregador quanto para o empregado.
É um conjunto de diferentes maneiras para remunerar os funcionários, representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações. A remuneração estratégica deve considerar todo o contexto em que a organização está inserida, levando em conta as suas características e planejamentos atuais e futuros.
3) Apresente as principais vantagens e desvantagens na aplicação da remuneração por habilidades e competências.
Vantagens: incentiva o crescimento, melhoria contínua, competências que se tornam mais valorizadas.
Desvantagens: dificuldades para se definir as habilidades, acusações de favoritismos, dificuldade de correlacionar competência com desempenho.
4) Quais as etapas mais importantes para se definir a remuneração funcional?
Diagnóstico da organização; Planejamento; Levantamento de atividades; Descrição e avaliação dos cargos; Criação de políticas salariais.
5) Identifique as vantagens de implementação da remuneração funcional.
Este modelo de remuneração contribui positivamente com planejamento financeiro da empresa. Além disso, este modelo: Garante a igualdade de direitos e deveres entre os funcionários; Define com clareza para funcionário quais são as expectativas que a empresa tem diante daquele cargo; O processo de montagem da folha de pagamento possui maior agilidade e fluidez.
6) Justifique a importância da aplicação dos descritivos de cargos para os sistemas de remuneração.
Permite o equilíbrio funcional das atividades. Possibilita a comparação com outras Empresas. Permite visualizar o perfil, habilidades e competências para cada cargo / função.
7) Porque é necessário buscar o equilíbrio interno e externo do PCS?
Para possibilitar as mesmas condições de crescimento funcional, evitando a elevação do turnover e da desmotivação.
8) Apresente as principais diferenças entre o ICP e o ILP.
Os planos de Incentivo de Curto Prazo (ICP) são de pequena duração (período menor ou igual a um ano) e têm por objetivo compensar os executivos caso alcancem a estratégia de negócios de curto prazo da empresa. Esses tipos de incentivos são fornecidos, normalmente, a posições que podem afetar substancialmente os resultados de desempenho, e são pagos, em geral, como uma porcentagem do salário base. Os Incentivos de Longo Prazo (ILP) além de aumentar o sentimento de propriedade do executivo na empresa, esses tipos de planos ainda trazem incentivo para a tomada de decisões que não sacrifiquem o crescimento a longo prazo da empresa a favor de ganhos a curto prazo.
9) Cite exemplos de Incentivos de Curto Prazo – ICP.
Bônus ou gratificação pelo atingimento de metas; Participação em Lucros e Resultados (PLR).
10) Cite exemplos de Incentivos de Longo Prazo – ILP.
Stock Options (plano de opção de compra e venda de ação); Ações Restritas (recebimento de uma quantidade de ações definidas para futuro); Ações Fantasmas (remuneração paga em dinheiro mas corrigida pelo valor da ação da empresa); Planos de Bônus Diferido (parte do valor total em espécie e outra parte em ações da empresa).
11) Quais os desafios encontrados na implantação do ILP?
Comunicação clara com os beneficiários; Controle e sigilo das informações dos contratos; Gestão processual de contratos e documentos; Contabilização dos Planos; Divulgação de informações ao mercado.
12) O que vem a ser remuneração indireta?
A remuneração indireta é tudo o que é oferecido por uma empresa para os funcionários além da remuneração. É uma forma que as organizações encontraram para agregar valor ao vencimento dos profissionais com o objetivo de proporcionar motivação e bem-estar aos funcionários.
13) Cite exemplos de remuneração indireta.
Aquisição de alimentos ou quaisquer outros bens para utilização pelo beneficiário fora do estabelecimento da empresa; os pagamentos relativos a clubes e assemelhados; o salário e respectivos encargos sociais de empregados postos a disposição ou cedidos, pela empresa, a administradores, diretores, gerentes e seus assessores ou de terceiros; a conservação,
...