Relatório de contabilidade financeira
Tese: Relatório de contabilidade financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndreLuca • 3/11/2014 • Tese • 798 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
1- O relatório contábil-financeiro constitui o pilar da Estrutura Conceitual, trazendo o conceito de entidade que reporta a informação, mostrando as características da informação útil e suas restrições, os elementos das demonstrações contábeis, o reconhecimento, a mensuração, a apresentação e a evidenciação.
2- O CPC traz como objetivo fornecer informações da entidade que reposta informação evidenciando a utilidade a investidores existentes e aqueles que são credores da mesma, ajudando na tomada de decisões tais como: comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais ou de dívida, e oferecer/disponibilizar empréstimos ou outras formas de créditos.
3- As decisões a serem tomadas pelos investidores dependem do retorno esperado dos investimentos obtidos através da compra, venda ou do mantimento de instrumentos patrimoniais (ex. Dividendos, pagamentos de principal e de juros ou acréscimos no preço de mercado). Igualmente a de credores seja por qual motivo for depende dos pagamentos dos principais e de juros ou de outros retornos que esperavam. Os investidores e os credores dependem dessa informação para obterem a perspectiva de fluxo de caixa futuro para a entidade levando em conta a tempestividade e as incertezas do mercado.
4- Para avaliar as perspectivas da entidade em termos de entrada de fluxos de caixa futuros, investidores e credores necessitam de informações sobre os recursos da entidade, reivindicações contra a mesma, a eficiência da administração e seu conselho em cumprir com suas responsabilidades no uso de recursos. Temos como exemplo de responsabilidade a proteção de recursos contra efeitos desfavoráveis de economia, por exemplo, mudança de preço e tecnologia, além da garantia que a empresa está cumprindo com as leis, regulação e contratos vigentes. Essas informações são úteis também para aqueles credores e investidores existentes que tenham o direito de votar ou que tenham influência nos atos da administração.
5- Investidores e credores sejam eles por quais motivos forem devem confiar nos relatórios contábil-financeiros de propósitos gerais para grande parte de informações que buscam. Sendo eles os usuários primários para quem os relatórios são direcionados.
6- Porém os relatórios não irão atender todas as informações de que credores e investidores necessitam. Podem ser consideradas outras fontes de informações, tais como, condições econômicas gerais e expectativas, eventos políticos e clima político, e perspectiva e panorama para a indústria e para a entidade.
7- Relatórios contábil-financeiros de propósito gerais são elaborados para investidores e credores seja ele de qualquer espécie estimar o valor da entidade que reporta informação.
8- O CPC irá procurar proporcionar informações que atenda as necessidades do número máximo de usuários primários. Porém, cada usuário têm diferentes e possivelmente conflitantes, desejos e necessidades de informação que não impede a entidade que reporta informações, preste informações adicionais úteis a determinados usuários primários.
9- A administração da entidade que reporta informação necessita também de informação contábil-financeira. Porém não se deve apoiar nos relatórios já que obtém informações que necessitam internamente.
10- Outras partes também podem se interessar pelo relatório contábil-financeiro, tais como, órgãos reguladores e membros públicos. Contudo, esses
...