Rendimento tributável
Artigo: Rendimento tributável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardo25 • 26/5/2014 • Artigo • 243 Palavras (1 Páginas) • 182 Visualizações
Impostos
Para fins da legislação do imposto de renda, a expressão “lucro real” significa o próprio lucro tributável, e distingue‐se do lucro líquido apurado contabilmente.
De acordo com o art. 247 do RIR/1999, lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação fiscal. A determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração com observância das leis comerciais.
O lucro real será determinado a partir do lucro líquido do período de apuração, obtido na escrituração comercial (antes da provisão para o imposto de renda), observando‐se que:
Sendo assim, a Empresa é contribuinte e, portanto, é sujeita ao pagamento do imposto de renda de pessoa jurídica.
Como a Empresa é sujeita à tributação com base no lucro real poderá, opcionalmente, pagar o imposto de renda mensalmente, determinado sobre base de cálculo estimada. Nessa hipótese, deverá fazer a apuração anual do lucro real em 31 de dezembro de cada ano‐calendário.
Lucro Real
Os impostos que incidem sobre as atividades operacionais das empresas são:
IR - Imposto de Renda; CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido; PIS - Programa de Integração Social; COFINS - Contribuição Financeira Social; IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados; II - Imposto de Importação; ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços; ISS - Imposto sobre Serviços.
Esses impostos são calculados conforme as alternativas de apuração: lucro real ou lucro presumido.
Principais características dos impostos:
Tabela: Lucro Real
...