Resenha: ATIVO NA CONTABILIDADE
Por: Jayne Vogt • 7/5/2019 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
ATIVO NA CONTABILIDADE: O QUE REALMENTE SABEMOS SOBRE O SEU CONCEITO E FORMAS DE MENSURAÇÃO?
O estudo abordado pelo acadêmico Maiquel Boll Berlitz em seu trabalho de conclusão de curso explora a importância do termo ativo e de suas mensurações na contabilidade. O objetivo desse estudo é analisar qual o nível de entendimento do conceito de ativo e suas formas de mensuração por parte dos acadêmicos da Universidade Feevale e das empresas abertas listadas na Bovespa. O estudante destaca o método fair value, conhecido como valor justo, que é uma maneira de mensurar o ativo, auxiliando na construção dos fundamentos que conduzem a empresa, tanto na regulamentação como na aplicação.
Deste modo, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e bibliográfica, pesquisa quantitativa através de levantamento de dados, por meio de questionário aplicado. Através do questionário foi possível identificar informações relevantes para comparar os métodos, que possuem menor utilização na contabilidade brasileira.
O estudo apresentou os principais resultados com uma amostra de 33 empresas. Em relação as palavras associadas ao termo “ativo”, 13% entenderam que benefícios futuros representa o nível de entendimento sobre ativos. A grande maioria ainda entende por ativo os bens e direitos. Com relação ao grau de intensidade para mensuração de ativos, 75,8% destacaram o custo histórico como método mais utilizado. Já com relação as vantagens e desvantagens entre os métodos de mensuração de ativos, destacou-se o custo histórico como ponto forte das vantagens e a relevância como destaque das desvantagens.
Na pesquisa com os acadêmicos obteve-se os seguintes resultados: 50,9% entendem o termo ativo como bens e direitos. Destaca-se que esses termos sempre foram utilizados como explicação básica do termo “ativo” dentro das disciplinas de contabilidade. Com relação as vantagens e desvantagens entre os métodos de mensuração de ativos, a grande maioria se mostrou frágil com relação ao conhecimento sobre ativo.
Por fim, o artigo conclui, da necessidade de mais atenção aos conceitos de ativo e sua mensuração. Demonstra-se que as discussões teóricas na contabilidade são muito raras e que a teoria deveria ser muito mais explorada tanto no meio acadêmico como no meio empresarial, devendo estes buscar sempre mais aprimorar-se dentro dos novos termos e discussões da contabilidade.
Assim como apresentado pelo autor, concorda-se com o tema de pesquisa, pois muitos acadêmicos e profissionais da área não sabem definir o significado do termo “ativo”, muito utilizado e mencionado na área contábil. Dessa forma, surgem muitas dúvidas por parte dos profissionais no momento de mensurar um ativo, pois os mesmos não possuem bagagem teórica suficiente para auxilia-los nesse processo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BERLITZ, Maiquel Boll. Ativo na contabilidade: o que realmente sabemos sobre o seu conceito e formas de mensuração? 2009. 108 f. Monografia (Conclusão do Curso de Ciências Contábeis) - Feevale, Novo Hamburgo-Rs, 2009 Disponível em: <http://biblioteca.feevale.br/Monografia/MonografiaMaiquelBerlitz.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2010.
...