Resenha Critica - Cont. Criativa
Por: Andreia Lemes da Silva • 23/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 725 Palavras (3 Páginas) • 377 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
1 Conforme artigo proposto sobre a contabilidade criativa que tem como objetivo analisar as fraudes contábeis relacionadas com a Contabilidade Criativa, mostrando que tanto as fraudes quanto a manipulação contábil podem ferir os princípios contábeis e prejudicar os usuários que dependem das informações divulgadas.
Visto, que a pratica da contabilidade criativa é legalmente aceita com diferentes formas de interpretação, mas que pode infringir as leis contábeis e trazer problemas futuros prejudicando a saúde da empresa e muitas vezes levando a falência. Conforme autores do artigo que afirmam a contabilidade criativa sendo uma forma consciente de alterar, manipular resultados para que estejam aparentemente parecidos com a realidade mas que proporcionam uma imagem distorcida da empresa.
Entretanto, a contabilidade criativa por muitas vezes ajuda no levantamento da empresa, claro se manuseada por profissionais qualificados e que busquem trabalhar conforme a lei, para não obter problemas e perdas futuras. A Contabilidade Criativa possui dois extremos: de um lado, ela pode retirar uma empresa da crise e, por outro, pode colocá-la. Se levar em consideração apenas o valor da multa exigida no crime de sonegação fiscal, já há motivos suficientes para convencer o cliente quanto à ineficácia da contabilidade criativa.
O profissional contábil deve trabalhar sempre conforme o código de ética dos contabilistas trabalhando com confiabilidade e zelo por seu trabalho e sua carreira profissional. O profissional de contabilidade assim como qualquer outro profissional, deve sempre estar ciente de que tudo que faz sem fundamento pode acarretar problemas futuros, pois as informações devem ser declaradas com sabedoria e responsabilidade, sabendo que este cuidado é tanto para a empresa quanto para a sua própria carreira, vendo que fazendo um bom trabalho, é visto como um bom profissional.
A pesquisa feita foi bibliográfica para os procedimentos, exploratória, para os objetivos, e qualitativa, para a abordagem. Os procedimentos utilizados para fundamentar a análise de dados consistem em uma busca em sites reconhecidos em publicações nacionais e internacionais que abordam fatores relacionados a economia. O artigo traz também os artigos que trata dos deveres do profissional contábil.
Pesquisa trouxe a comparação de algumas empresas que tiveram a contabilidade criativa e suas consequências, onde os resultados variam, em todos os casos houve queda nas vendas os impactos foram grandes mas algumas sobreviveram outras foram levadas a falência. A contabilidade criativa usada a curto prazo em algumas empresas teve pontos positivos, ajudando a aumentar lucros e reerguendo a empresa. Já a médio e longo prazo, levantaram desconfiança dos órgãos de fiscalização e usuários. Dentre as penalidades imputadas às empresas, destacam-se: acúmulo de dívidas e prejuízos; a perda de confiabilidade dos investidores e consequente queda nas ações; as multas; os desligamentos de clientes com a empresa; e, em casos mais graves, a falência da empresa, sem contar com prisões dos responsáveis.
CRÍTICA DO RESENHISTA
1 Por fim, entende-se o fato de que é muito difícil estabelecer os limites onde começa a manipulação com intuito de fraude e quebra de ética, sendo aquela utilizada
...