Resenha : “INFORMAÇÃO PARA AVALIAÇÃO E TOMADA DE DECISÕES”
Por: douglasnch • 16/5/2017 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
RESENHA
“INFORMAÇÃO PARA AVALIAÇÃO E TOMADA DE DECISÕES”
RESENHA
Uma análise descritiva é o que se apresenta a seguir, cujo texto-fonte foi o artigo da Dias & Santos Contabilidade denominado como “Informação para avaliação e Tomada de Decisões”.
Com uma linguagem simples e acessível, o texto aborda os aspectos relevantes do balanço patrimonial compostas de três elementos básicos: ativo, passivo e patrimônio líquido que tem o objetivo principal de proporcionar informações acerca da posição financeira e patrimonial das empresas para uma tomada de decisões econômicas onde o poder decisório é algo que demanda alta responsabilidade e muitos riscos.
A tomada de decisão feita de maneira errada pode comprometer todos os resultados da empresa, e, inclusive, colocá-la em potencial perigo financeiro, arriscando até mesmo sua sobrevivência no mercado. A fim de diminuir as chances dos efeitos negativos de uma tomada de decisão errada, é preciso fazer uso da análise de informações, que leva em consideração fatos e dados para apoiar análises mais aprofundadas.
Os procedimentos são baseados em normas brasileiras de contabilidade e devem ser seguidas conforme o que se exige na Lei e sabemos que analisar todas informações é indispensável para a tomada de decisão porque é, basicamente, o que criará a justificativa para que uma determinada medida seja considerada como a ideal no cenário financeiro da empresa.
Questionário:
- Qual a finalidade do Balanço Patrimonial?
- Quais as principais leis sobre os procedimentos contábeis?
- Em relação ao ciclo operacional , qual o tratamento dado ao Ativo circulante e não-circulante?
- Além do pagamento, em quais situações pode ocorrer a extinção de um passivo exigível?
Resoluções:
- A finalidade é proporcionar informação acerca da posição financeira e patrimonial de uma empresa, que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e a tomada de decisões econômicas.
- Os procedimentos contábeis estão definidos na Lei das Sociedades por Ações (artigos 178 a 184-A da Lei n° 6404/1976) e na NBC TG 26(R4).
- O ativo circulante deve satisfazer os critérios para que seja realizado ou pretende-se vender ou ser consumido até 12 meses após a data do balanço ou no decurso normal do ciclo operacional da entidade.
Já o não-circulante deve ser utilizado para incluir ativos tangíveis, intangíveis e financeiros de natureza associada ao longo prazo, subdividido em realizável à longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
...