Resenha do Capítulo Livro texto Organização, Processos e Tomada de Decisão
Por: FlorJF • 17/8/2019 • Resenha • 768 Palavras (4 Páginas) • 767 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISAO
Nome da Atividade: Atividade Avaliativa 1
Nome do Aluno: Maria Orminda Aparecida de Almeida
Polo: Tres Rios Matricula: 1721310300
Resenha do capítulo 1 do livro texto Organização, Processos e Tomada de Decisão – Unidade 1 – Organização e reorganização dos autores: Altamiro Damian Préve, Gilberto de Oliveira Maritz, Maurício Fernandes Pereira.
O primeiro capítulo do livro apresenta conceitos de organização e mostra tipo e estruturas de um organograma nos ambientes internos e externos explicando os ambientes em que como uma empresa é dividida por meio de mapas de relacionamentos, apresenta também a importância dos layout nas organizações. Descreve métodos e apresenta as funções onde os processos são aplicados e as características deixando claro como tudo ocorre na organização.
No inicio do capitulo os autores abordam os conceitos de vários autores sobre organização, deixando claro que a organização e reorganização, e que essa organização é dividida em cinco tópicos: Conceito de organização, organograma, tipologias e layout, gestão de processos, características de processos e instrumentos de organização. O objetivo é servir a sociedade, passando ao leitor o conceito de um grupo de pessoas organizadas com a finalidade de obter um mesmo objetivo e que tudo que nos cerca são bens ou serviços. Durante a leitura desse capitulo percebe-se que as organizações precisam estar estruturadas em formato de gráficos e de concepções para auxiliarem as pessoas a interpretarem suas representações. O texto apresenta um organograma que mostra como são dispostos os órgãos ou setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles. O organograma clássico ou piramidal nos da uma visão organizada da hierarquia de uma empresa e mostra que as estruturas podem variar umas das outras dependendo da tipologia. Tem a tipologia da base mecanicista que tem uma estrutura mais burocrática ou seja divisão de trabalho, decisões centralizadas e hierarquia definida, sendo caracterizada pela formalidade; e a tipologia orgânica e mais flexível, com pouca divisão de trabalho, decisões descentralizadas e pela atuação em ambientes dinâmicos em que há troca de conhecimento e adaptação às demandas sendo a mais utilizada nas organizações. Toda organização possui os dois tipos de estrutura, sendo que uma deverá predominar ante a outra.
Segundo Hall(1982), qualquer organização é dividida em ambientes interno e externo, acompanhado de seus materiais e pessoas, e seguindo uma rede de informações, caracteriza m esses ambientes em microambiente, que trata das relações que uma organização tem com consumidores, fornecedores , concorrentes e regulamentadores; e o macroambiente , que apresenta supor te para os níveis institucional, econômico, social, demográfico e ecológico.
A definição de layout tem a intenção de proporcionar um espaço físico melhor para realizar as atividades com um fluxo de agentes, equipamentos e materiais melhores; são fundamentais para que os funcionários se sintam motivados. Os layouts são quantificados pelos indicativos de Qualidade de Vida do Trabalho(QV). É em plano horizontal com uma base estrutural que compõe dados suficientes para uma reação com fluxo de desenvolvimento de processos, são classificados em diferentes tipos conforme a organização há o layout administrativo e o layout industrial. Esse, é expresso em planta baixa com uso de escada enquanto o outro, deve contar os tipos de equipamentos instalados, produtos produzidos e o volume de materia prima ou não.
...