Resenha um sonho de liberdade
Por: Lidiane Bessa • 21/4/2019 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Resenha do filme: Um Sonho de Liberdade
O filme um sonho de liberdade retrata a história de presos condenados a prisão perpétua e como são suas vidas dentro da prisão, tem como figura principal um bem sucedido banqueiro condenado pela morte de duas pessoas, mas que na verdade é inocente.
Se analisarmos pela perspectiva social teremos um rico conteúdo a debater, maus tratos, desrespeito, violência, enfim são muitos os pontos a discutir, mas esse não é o intuito. A narrativa é tão rica que podemos tirar pontos positivos de todo esse ambiente e aplicar na vida real, como amizade, companheirismo, planejamento, paciência, resiliência e generosidade.
A amizade entre Andy e Red com respeito, cumplicidade e companheirismo podemos aplicar em nosso meio acadêmico, profissional e familiar, assim como a resiliência para vencer obstáculos, e a paciência e persistência para alcançar metas, o planejamento para calcular o tempo certo e as atitudes corretas, e a generosidade para dividir conhecimento, oferecer ajuda, enfim com todas essas qualidades podemos fazer diferença na vida de alguém, assim como o Andy fez.
Andy conseguiu melhorias na biblioteca, realizou campeonatos, fez com que os amigos presos se sentissem bem proporcionando dignidade, ajudou os guardas a planejarem o pagamento dos seus impostos, sonhou alto e conseguiu sair da prisão e viver sua liberdade, e no fim do filme ainda salvou a vida do seu amigo Red.
O filme demonstra um contraste entre a vida na prisão e a liberdade, mas mesmo com limites (a liberdade) podemos fazer a diferença e que obstáculos (muros) podem ser vencidos.
O filme o Sonho de Liberdade nos possibilita analisar vários fatores que podem ser aplicados em nosso meio, seja na universidade ou na vida profissional, a amizade entre Andy e Red baseada em respeito e cumplicidade, a resiliência para vencer obstáculos, a paciência e persistência para alcançar metas, o planejamento para calcular o tempo e a forma correta, a generosidade para dividir conhecimento, oferecer ajuda, enfim com todas essas qualidades podemos fazer diferença na vida de alguém, assim como o Andy fez. Porém faltou ao Andy o conjunto de valores morais, ou seja, a ética, mesmo que ele tenha enganado uma pessoa criminosa como o diretor não justifica sua má conduta, uma vez que usou seu conhecimento para cometer crimes fraudulentos ultrapassando o limite do que é lícito. Sendo assim, como pessoas e futuros profissionais da contabilidade devemos buscar andar de mãos dadas com valores, ética e princípios morais, porque nossas atitudes refletem em nosso trabalho e conduta mostrando quem somos verdadeiramente.
...