Resenha uma verdade inconveniente
Por: Ciências Contábeis Faculdade Pitágoras • 30/9/2015 • Resenha • 723 Palavras (3 Páginas) • 537 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Pitágoras
Ciências Contábeis – 4º Semestre
Unidade Barreiro
Aluna:
Carolina Souza Leite
Contabilidade Social e Ambiental
Professora: Andreia Horta
Belo Horizonte – MG
2015
Aluna:
Carolina Souza Leite
Trabalho Parcial I
Resolução das atividades propostas APD (Assistência Pedagógica Domiciliar).
Belo Horizonte - MG
2015
Resenha “Verdade Inconveniente”
A mudanças dos fenômenos naturais vem sinalizando de que algo está acontecendo na natureza. Estamos vivenciando uma época de intensas ondas de calor em todo o mundo, de tempestades, secas e furacões cada vez mais severos. Esses fenômenos têm sido apontados como consequência da mudança do clima na terra.
No filme “Uma Verdade Inconveniente: o que devemos fazer (e saber) sobre o aquecimento global”, retrata de forma realista as consequências do aquecimento global.
Em forma de documentário é exibido informações científicas e imagens de fenômenos naturais recentes. Al Gore mostra como a temperatura da terra está aumentando e que a principal causa são as ações do homem. O tema abordado de uma forma tão realista que é capaz de sanar qualquer dúvida de que as atividades humanas exercem influências na mudança do clima. Além de nos deixar atentos com os consequentes desastres ambientais a que estamos sujeitos, ou melhor, que já estamos vivenciando.
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva. Esse aumento de temperatura vem ocorrendo desde meados do século XIX e deverá continuar no século XXI. Os principais gases estufa emitidos pelo homem são o dióxido de carbono e o metano, e decorrem de várias atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis, o uso de fertilizantes e o desmatamento. Esses gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre no espaço.
Wikipédia
Existe várias pesquisas cientificas, e enfatizadas por Al Gore, são constantemente julgadas quanto à sua consistência. A correlação entre o aumento da temperatura e a concentração de dióxido de carbono, muitos ainda resistem em acreditar que o homem seja o principal culpado.
O efeito estufa, outros fatores internos ao sistema Sol – Terra – Atmosfera afetam o clima. Entretanto, tais fatores não bastam para explicar tanto aquecimento em tão pouco tempo.
O fato é que existe um conflito de informações, as quais devem ser tratadas de forma cautelosa. De um lado estão aqueles que afirmam que a ciência é imprecisa, que os dados são incoerentes e que ainda existem dúvidas quanto à verdadeira causa dos fenômenos ocorridos. De outro, aqueles para os quais o aquecimento global já é uma realidade. A verdade é que está cada vez mais evidente que há algo de errado acontecendo em nosso planeta: fenômenos que antes ocorriam ao longo de eras geológicas agora se sucedem no decorrer de uma geração.
...