Resumo - contabilidade de custos - eliseu martins
Por: thiiialves • 3/5/2015 • Resenha • 537 Palavras (3 Páginas) • 8.109 Visualizações
Parte 1 - A Contabilidade de Custos, a Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial.
A contabilidade e também outras ferramentas utilizadas no controle, organização e principalmente na gerenciação de empresas passou por processos de evolução, em principio a Contabilidade Financeira (ou Geral) foi desenvolvida na Era Mercantilista, que na epóca da revolução industrial era bem estruturada a ponto de suprir as empresas comerciais. Apesar disso, com o nascimento das industrias a função do Contador tornou-se muito mais complexa, devido a dificuldade para realizar levantamentos que antes nas empresas comerciais era efetuado com mais facilidade. Para solucionar este problema, o contador aplicou à empresa industrial os mesmos critérios que já estava sendo utilizado na empresa comercial, que a partir dai iniciou-se a adaptação com a formação de estoques no caso industrial.
Assim surgindo a Contabilidade de Custos e com suas evoluções haviam duas funções relevantes: o auxilio ao Controle e a ajuda às tomadas de decisões. No controle, sua principal missão era fornecer os dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e consequentemente acompanhar os fatos para comparar com os valores anteriormente definidos. Na Decisão, seu papel consiste na alimentação de informações sobre valores referente a consequencias de curto e longo prazo relacionado a administração de preços de venda, opções de compra e produção e etc. Nessas utimas decadas a contabilidade de custo sofreu uma transformação em que era utilizada apenas como mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais, passando a ser uma importante ferramenta para o setor gerencial.
Cap.2 - Terminologia Contábil Básica
a) Gasto - Se aplica a todos os bens e serviços adquiridos gerando sacrificio financeiro para a empresa, representado por entrega ou promessa de entrega, normalmente em dinheiro.
Exemplos: Compra de matéria-prima, gasto na compra de um imobilidado e etc.
b) Desembolso - Pagamento resultante da aquisiçao do bem ou serviço. Pode ocorrer ao mesmo tempo do gasto ( caso o pagamento seja à vista ) ou depois após ( sendo um pagamento a prazo ).
Exemplo: Retirar dinheiro do caixa.
c) Investimento - São os gastos com bens e serviços ativados em função de sua vida útil ou dos benefícios atribuíveis a períodos futuros.
Curto prazo - São os investimentos que podem ser observados dento do ativo circulante. Ex. Estoques de matéria prima, produtos acabados.
Longo prazo - São os investimentos que podem ser observados nos ativos imobilizados. Ex. Máquinas e equipamentos.
d) Custo - Gastos relativos a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. São todos os gastos relacionados a atividade produtiva, é tudo aquilo que é "consumido" na empresa.
Exemplos: Energia eletrica, matéria-prima.
e) Despesa - Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.
Despesas estruturais: São aquelas que existem independente do volume de produção ou vendas. Ex. Aluguel, agua, telefone.
Despesas proporcionais as vendas: São todas as despesas relacionadas diretamente com o volume de vendas. Ex. Impostos sobre vendas, comissões sobre vendas.
As despesas são itens que reduzem o patrimonio liquido e que tem essa característica de representar sacrificios no processo de obtenção de receitas.
...