Roteiro apuração
Por: sandraevelyn • 21/4/2015 • Resenha • 397 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Roteiro para apuração contábil do resultado de exercício.
Apuração contábil serve para verificar a situação financeira de uma empresa, através das contas de receitas, despesas e custos, o saldo restante desse procedimento indica a situação econômica da mesma isso ocorre após o exercício financeiro que coincide o ano civil de doze meses (1º de janeiro a 31 de dezembro), mas existem algumas exceções como as empresas tributadas pelo lucro real que geralmente optam por apurações trimestrais.
O Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) é a demonstração ordenada das contas de resultado (despesa, receita e custos) que possuem um período de movimentação após a apuração, o respectivo saldo é transferido para uma conta transitória chamada de “Resultado de Exercício”.
*Levantamento do Balancete
Toda movimentação financeira de uma empresa é escriturada em um Livro Contábil onde podemos encontrar informações a respeito de aquisições, amortizações, contas de resultado (despesas, receitas e custos) entre outras atividades econômicas.
Esses valores são lançados no que chamamos de razonetes planilhas que serão apontados os valores e suas contrapartidas e onde mais tarde serão zeradas para obter a DRE.
O balancete é a demonstração através de planilhas para verificar o saldo contábil.
O Balanço patrimonial e a analisa vertical faz um analise sobre cada conta contábil.
*Os lançamentos que transferem os saldos das contas de receita e das contas de despesas para a conta transitória resultado do exercício.
Ao contrário do que é feito na transferência dos saldos, na conta de resultado de exercício devemos debitar as despesas (lado esquerdo do razonete) e creditar as receitas (lado direito do razonete) e todas as contas possuem uma contrapartida para serem zeradas.
*Levantamento do saldo da conta Transitória do Resultado do Exercício.
Está conta é apurada somente quando há a ocasião da movimentação do resultado do exercício. Após receber estas informações e analisado gerando três possibilidades:
Saldo Credor: quando a receita (lucro) for maior que as despesas, gerando um saldo positivo da situação econômica da empresa.
Saldo Devedor: quando a despesas (prejuízo) for maior que a receita, gerando um saldo negativo situação na qual pode levar uma empresa à falência.
Saldo Nulo: quando o valor da receita for o mesmo que o das despesas gerando uma situação estável.
Dependendo do saldo restante da conta transitória, transferimos para conta patrimonial chamada de Lucros ou Prejuízos acumulados.
A DRE é o demonstrativo final que analisa as receitas, as despesas e faz um analise vertical para obtermos a situação financeira de uma empresa.
...