SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA CONECTADO
Por: rejanemarmet • 1/11/2017 • Trabalho acadêmico • 20.713 Palavras (83 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO a distancia CONECTADO
curso de graduação em ciências contabeis
REJANE S. BRITO MARMET
GESTÃO INDUSTRIAL
[pic 3]
AGUA BOA
2014
REJANE S. BRITO MARMET
GESTÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado ao Curso (Graduação em Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ciências Contábeis ].
Prof. Vânia de Almeida Silva Machado, Regina Malassise, José Manoel da Costa, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira e Helena Regina Sampaio Figueiredo.
AGUA BOA
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO.........................................................................4
Diferença entre a apuração do custo das vendas de uma industria quando comparada a uma empresa do comercio varejista............................................5-8
Metos de custeio a diferença entre custeio variável e custeio de absorção......................................................................................9-10
Preço de venda e geração de lucro............................................11-13
Unidade equivalente de produção..............................................................14-28
Custeio ABC possibilidade de utilização para fins fiscais................................29-37
Ponto de equilíbrio.......................................................................................38-52.
A importância de um sistema de informação integrado na empresa................53-59
Conclusao...................................................................................................................60
Referencias...................................................................................................................61
INTRODUÇAO.
A gestão industrial gera informações para apoio a tomadas de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com baseem informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas. A identificação de pontos de gargalos facilitada, através da geração de gráficos e relatórios gerenciais.
Este trabalho discorre sobre o tema Gestão Industrial.
Tem por objetivo elaborar um texto que contenha informações teóricas e conceitos que contribuam para que se faça o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, da formação do preço de venda e do cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio.
Trata-se de um estudo interdisciplinar, no qual são mobilizados os conhecimentos adquiridos no 5º semestre do Curso de Ciências Contábeis.
GESTÃO INDUSTRIAL
Gera informações para apoio a tomada de decisões, possibilitando medir o desempenho de sua indústria, quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas. A identificação de pontos e gargalos é facilitada através da geração de gráficos e relatórios gerenciais
Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.
A origem do comércio varejista.
Definir a origem do comércio é algo quase que impossível, pois o simples ato de trocar mercadoria já se configurava um ato comercial, as famílias produziam apartir da agricultura, produtos para subsistência e trocava parte desta produção com outras famílias tomando como valor o peso das mercadorias, somente após a invenção da moeda e que esses bens tomaram valores monetários atribuindo assim um custo na aquisição deste. O comercio de retalho, como é originalmente conhecido como comercio varejista, parte da comercialização de produtos em pequenas quantidades a consumidores finais e a etimologia desse tipo de comercio se deu na Europa, criada pelos portugueses por meio da palavra “vara”, medida utilizada para fracionar o retalho comercializado nas feiras na idade média. Kotler (2000,) diz que todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais são definidas como varejo. O local independe para se manter esse tipo de comércios antes nas ruas e shopping hoje no computador, telefone ou TV praticamos comercio varejista.
A Gestão de Custos.
A gestão de custos tem como finalidade a geração de informações gerenciais para as empresas a fim de auxiliar no planejamento e na tomada de decisão. A gestão de custo faz parte da contabilidade financeira que teve sua origem na era mercantilista do século XVI e XVIII e após a revolução industrial essa espécie da contabilidade se ramificou para contabilidade de custo com o intuito de auxiliar as indústrias na apuração dos gastos com a produção para formação de preço ao consumidor.
Após a revolução industrial as entidades viram a necessidade de auferir e aferir lucros econômicos partindo da simples equação (R > D = L) onde “R” é definida como receita adquirida maior que “D” a despesa originada para obtenção de receita se chegaria a “L” o lucro desejado. O aumento da receita deixou de ser o foco para a obtenção de lucro, pois os métodos utilizados para elevar essas receitas elevavam também às despesas, fazendo com que os gestores partissem para um novo ponto de vista, reduzindo os custos. Com tudo afim de melhor controlar esses tipos de gastos feitos nas empresas foram divididos da seguinte forma: gasto, desembolsos, investimentos, custo, despesas e perda.
Segundo Wernek (2011) podemos denominar cada uma dessas divisões conforme o quadro abaixo:
GASTO - Dispêndio de recurso ou divida contratada para obter bem ou serviço. Por ser um conceito abrangente, engloba os outros termos utilizados na gestão de custos.
DESEMBOLSO – Representa o ato de pagar uma divida relacionada com a aquisição de algum bem ou serviço.
INVESTIMENTO – Gasto registrado como Ativo no Balanço Patrimonial da empresa com expectativa de beneficio futuro.
CUSTO – Abrange somente os valores relacionados com a compra de mercadoria para revenda.
...