Seguros de Autos
Por: lohayneroscito • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 443 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
NOME | Lohayne Roscito |
RA | 8412973486 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Oswaldo Gomes da Silva Junior.
Anhanguera Educacional
2015
Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho
- Evolução histórica do Seguro no Brasil;
A história dos seguros no Brasil surgiu em 1808. A primeira sociedade de seguro foi a “Companhia de Seguros Boa-Fé”, que foi fundada em fevereiro desse mesmo ano. O seu objetivo era atuar no segmento marítimo.
Com a Lei 556 de 1850 (Código Comercial Brasileiro), houve o aparecimento de diversas seguradoras de veículos, não só no segmento marítimo, mas como os seguros de vida e os seguros terrestres, que era proibido por questões religiosas.
Por cerca do ano de 1862, surgem as primeiras filiais no exterior. Visando proteger a economia do Brasil, foi criada a Lei 294 no ano de 1895, determinando que suas reservas técnicas fossem constituídas e tivessem os seus recursos aplicados no Brasil.
Em 1901, o decreto 4.270, normatiza o funcionamento das companhias de seguro já existentes ou que viessem a se organizar em território nacional, foi chamada de Regulamento Murtinho.
Esse regulamento criou a Superintendência Geral de Seguros, que era diretamente subordinada ao Ministério da Fazenda, antes a fiscalização era feita por vários órgãos, ao passar do tempo, essa Superintendência ficou responsável pelas questões de fiscalização dos seguros.
No ano de 1916, foi criada a Lei 3.071, que promulgou o Código Civil Brasileiro, com um capitulo voltado totalmente para o contrato de seguros. Os preceitos formulados pelo Código Civil e Código Comercial passaram a atuar em conjunto, que foi chamada de Direito Privado de Seguro. Esses preceitos fixaram princípios essências dos contratos e disciplinaram os direitos e obrigações das partes. Foram esses princípios que garantiram o crescimento das instituições de seguro no país.
- Seguro: definição e características gerais;
O seguro do automóvel visa indenizar o segurado até o limite contratado. Todas as informações e especificações vêm discriminadas nas apólices de seguro. Todo seguro é destinado a garantir perdas e danos aos veículos de propulsão motora, bem como os seus reboques, menos aqueles que ficam sobre trilhos.
- Seguro de Automóvel: definição e características específicas;
Cobre danos e perdas de veículos terrestres, sendo elas incêndio, roubos, colisões. Essa modalidade de seguro pode cobrir danos causados por terceiro, acidentes com os passageiros, reposição do veiculo no caso de acidente, atendimento 24 horas. Todo o custo vai variar de acordo com o valor do carro.
...