TRABALHO AV2 - ESTOQUES
Por: aurilenem • 23/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
1.1 – Conceito
A cada exercício social, a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios. Para saber se obteve Lucro ou Prejuízo, a contabilidade confronta a Receita com as Despesas. Se a Receita for maior que a Despesa, a empresa teve Lucro. Se a Receita foi menor que a Despesa, teve Prejuízo.
De maneira geral, através da apuração do resultado pode-se verificar se o maior objetivo da empresa foi atingido, ou seja, se os benefícios obtidos foram maiores que os sacrifícios realizados.
1.2- Contas de Receitas e Despesas
Receitas
Ingressos patrimoniais, na forma de bens e direitos, decorrentes da utilização dos recursos da entidade, sendo estes recursos materiais, humanos ou intelectuais que, direta ou indiretamente, acarretem gastos para a entidade, mas que aumentam a riqueza própria do patrimônio (PL).
Pelo regime da competência, a receita é considerada realizada no momento em que ocorre a entrega do bem vendido ou do serviço prestado.
Exemplo: Vendas de Mercadorias à prazo/a vista
RECEITAS | + Ativo: + Bens e/ou + Direitos |
+ PL |
Despesas
São os gastos[1] incorridos pela entidade com a finalidade de gerar receitas ou o consumo de ativos. As despesas podem diminuir o Ativo e/ou aumentar o Passivo , mas sempre provocam diminuições no Patrimônio Líquido.
Exemplo: Despesas com Salários
DESPESAS | - Ativo e/ou + Passivo Exigível |
- PL |
Tipos de Resultados
Apura-se o resultado pela diferença entre as receitas e despesas correspondentes a um determinado exercício social[2]. Uma vez apurado o resultado do exercício, este será incorporado ao PL da entidade, aumentando ou reduzindo a situação líquida do patrimônio.
Receitas > Despesas: Resultado Positivo ou Lucro (aumento do PL).
Receitas < Despesas: Resultado Negativo ou Prejuízo (diminuição do PL).
Receitas = Despesas: Resultado Nulo ou Equilibrado (sem alteração do PL).
Regimes Contábeis
Regime de Caixa – este regime é uma forma simplificada de contabilidade aplicado basicamente às microempresas ou às entidades sem fins lucrativos, tais como igrejas, clubes, sociedades filantrópica etc. Na apuração dos resultados do exercício, são considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no período. Só pode ser utilizado nas entidades sem fins lucrativos.
[pic 1]
Recebimentos P Pagamentos
[pic 2][pic 3]
Regime de Competência – este regime é universalmente adotado, aceito e recomendado pela Teoria da Contabilidade e também pelo Imposto de Renda. Na apuração dos resultados do exercício, são consideradas as Receitas e Despesas, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos, ou seja a Receita será contabilizada no período em que for gerada, independente do seu recebimento, por sua vez a Despesa será contabilizada no período em que for consumida ou utilizada, independente do pagamento. É obrigatório nas entidades com fins lucrativos.
...