TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: inel • 29/9/2015 • Artigo • 4.951 Palavras (20 Páginas) • 195 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba – Litoral Norte[pic 1]
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina: TCC 2
Orientanda: Raiane Shirley Rolim Cândido
Orientadora: MsC. Ana Cândida F. Vieira
BANCA
Membro: Prof. Esp. Fábio José Lira dos Santos
Membro: Prof. MsC. Luiz Gustavo de Sena Brandão
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO CONHECIMENTO DO CONTADOR QUE ATUA NOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB EM 2013.
RESUMO
A evolução tecnológica ocorrida a partir da segunda metade do século XX modificou profundamente os processos administrativos empresariais, tornando a tecnologia da informação (TI) a base dos negócios para muitas organizações. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas utilizadas devem estar alinhadas de acordo com os escritórios contábeis, tendo este o intuito de oferecer a seus clientes os melhores recursos técnicos, fazendo com que a conversão em ações diárias pela busca dos objetivos permita a integração entre os negócios da empresa, o conhecimento gerado e a tecnologia utilizada. O objetivo do artigo é abordar o atual estágio da tecnologia da informação presente nos escritórios contábeis de Guarabira/PB aliadas à gestão do conhecimento do contador. A metodologia tem o método dedutivo, com característica bibliográfica e estudo de caso, com aplicação de questionários nos escritórios contábeis da região. Justifica-se o estudo da temática devido à importância dada ao emprego da tecnologia da informação como sendo positiva para o trabalho na área da contabilidade. Sendo assim, os resultados apontaram que em todos os escritórios pesquisados, verificou - se que a TI proporcionou melhorias para os serviços prestados. Além disso, os escritórios atuam com um nível de capacitação da mão de obra de 84% de graduandos contábeis.
Palavras-chaves: Tecnologia da Informação. Gestão do Conhecimento. Escritórios Contábeis.
1 INTRODUÇÃO
No final dos anos 80 a maioria das empresas tinha atingido a maturidade no uso de seu sistema de gerenciamento de banco de dados em rede, tentavam controlar o uso de computadores desktop e ainda não tinham iniciado o uso de sistemas cliente/servidor. Na década de 90, a tendência era relacionar o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) que é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados, onde seu principal objetivo é retirar da aplicação do cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dessas informações, com o estágio de integração, computadores pessoais no estágio da maturidade ou próximo dele, e processamento cliente/servidor em algum lugar entre contágio e integração. (SOARES; 2008).
Com isso percebe-se que com o passar dos anos os avanços tecnológicos foram responsáveis por alterações em processos nos mais diversos campos da atividade humana e sempre trazendo consigo mudanças nas atitudes socioculturais dos povos, ganhando seu espaço nas empresas e facilitando as atividades desenvolvidas pelos escritórios.
Em 2000, novas tecnologias, tais como produção interna de CD-ROM, estavam no estágio de iniciação ou contágio, embora algumas organizações pioneiras já fizessem uso desta ferramenta há algum tempo. Com isso, os impactos econômicos, tecnológicos e sociais, o aperfeiçoamento e a qualificação profissional, a busca do conhecimento como recurso a serem desenvolvidos, incentivados e protegidos fazem com que as organizações sejam movidas por pressões e desafios constantes e, consequentemente, sejam forçadas a se adaptarem e a reagirem, com o objetivo de buscar, constantemente, a qualidade, o conhecimento e a produtividade, utilizando assim os novos recursos tecnológicos. (SOARES; 2008).
Para que estes objetivos sejam alcançados, as empresas devem-se posicionar de forma a analisar estrategicamente o conhecimento dentro e fora da organização.
Daí a importância de uma Gestão do Conhecimento eficaz, que aliada à informação proporciona ferramentas competitivas e facilita na rapidez e eficiência do trabalho de nossa era. A principal característica da profissão contábil no século XXI corresponde ao conhecimento aplicado na área de atuação, o contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, além de técnicas de administração. Além disso, precisa ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação, pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo. (FIALHO et al. 2006).
Portanto, a contabilidade a fim de acompanhar o desenvolvimento das empresas e abertura dos mercados, passou a se preocupar com a questão da qualidade das informações, permitindo aos usuários acompanhar e avaliar a evolução das empresas através da correta aplicação das normas brasileiras de contabilidade e princípios de contabilidade como meio para atingir estes fins.
Neste enfoque, permite-se que o contador ofereça credibilidade nos serviços prestados por meio dos escritórios de serviços contábeis onde são de fundamental importância neste processo, pois são formados com o escopo de solucionar problemas de ordem contábil de forma competente e atualizada.
Com base nesse contexto surgiu o seguinte questionamento: Qual o atual estágio da Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento do Contador nos Escritórios de Serviços Contábeis da cidade de Guarabira – PB, em 2013?
Com base no questionamento chegamos à elaboração do objetivo geral: analisar o atual estágio da tecnologia da informação aliada ao conhecimento nos escritórios de serviços contábeis da cidade de Guarabira-PB, no ano de 2013.
Para obter o desenvolvimento do objetivo geral, o artigo tem como objetivos específicos: Demonstrar as etapas do avanço da contabilidade desde o surgimento dos métodos contábeis no Brasil até os dias atuais; Conceituar serviços contábeis e novas formas de gestão do conhecimento com a tecnologia da informação; Mostrar o cenário dos escritórios de serviços contábeis da cidade de Guarabira-PB, identificando o progresso que as novas tecnologias da informação trouxe para os escritórios de serviços contábeis da região no ano de 2013.
...