TRABALHO INTERDICIPLINAR COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA
Por: nathalibannwart • 5/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.809 Palavras (16 Páginas) • 319 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CON 29/30
NATHALI SANTOS BANNWART
PAULO VITOR FLORIANO
STEFFANY SANTOS DE MORAES
TRABALHO INTERDICIPLINAR
COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA
INDAIAL - SC
2018
NATHALI SANTOS BANNWART
PAULO VITOR FLORIANO
STEFFANY SANTOS DE MORAES
TRABALHO INTERDICIPLINAR
COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Leonardo da Vinci referente a Cooperativa COAMO.
Indaial SC
2018
NATHALI SANTOS BANNWART
PAULO VITOR FLORIANO
STEFFANY SANTOS DE MORAES
TRABALHO INTERDICIPLINAR
COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA
Pesquisa apresentada ao Centro Universitário Leonardo da Vinci, como trabalho parcial referente ao 2º bimestre de 2018.
Indaial, ____ de _____________ de _____.
________________________________________
Prof.ª Carline Rakowski Savariz
________________________________________
Prof.ª Carla Moser
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de mostrar a história da cooperativa agroindustrial COAMO a maior cooperativa agrícola do Brasil e da América Latina que nasceu do sonho de 79 agricultores, na busca de uma vida melhor para suas famílias e, hoje, é a realidade de milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto. O trabalho irá analisar a rentabilidade da cooperativa, sua força no mercado financeiro e abordar também sobre o cooperativismo no Brasil.
Palavras-chave: Agroindústria. Contabilidade. Rentabilidade. COAMO. Cooperativa.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. SOBRE A COAMO 2
2.1 Administração 3
2.2 Produtos 4
2.3 Crescimento 4
2.4 Industrialização de Ponta 5
3.BALANÇO PATRIMONIAL 6
4.Cooperativismo no Brasil 9
4.1 Atos Cooperativos 9
4.2 Atos não‐cooperativos 10
5. Tributação 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho é sobre a Coamo uma Cooperativa Agroindustrial Brasileira, que é a maior cooperativa da América Latina, com sede em Campo Mourão, no estado do Paraná.
A Coamo tem sua origem fundamentada na força do homem do campo, é uma cooperativa que nasceu no interior, 100% nacional e que tem na união dos seus cooperados, diretoria e funcionários, motivos que impulsionam o desenvolvimento e o progresso de dezenas de municípios e comunidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, resultando em benefício direto de milhares de famílias.
Neste trabalho iremos apresentar a sua história, seu crescimento ao longo dos anos, seu balanço patrimonial de 3 anos e sua rentabilidade. Abordaremos também o conceito do cooperativismo no Brasil e a tributação de uma cooperativa agroindustrial.
SOBRE A COAMO [pic 1]
Com o fim do ciclo da madeira na região de Campo Mourão, ocorrido nos anos 1960, principal atividade econômica desenvolvida nas duas décadas anteriores, bem como dos primeiros experimentos na cultura de trigo e, posteriormente, a implantação da cultura da soja, surgiu para os produtores a preocupação referente à distribuição e comercialização de sua produção. Sob este contexto, ganha força a ideia da criação de um mecanismo que viabilize a produção e comercialização dos diversos produtores da região de Campo Mourão. E a melhor estrutura empresarial a ser adotada verificou-se ser a criação de uma cooperativa. Como funcionário da Acarpa (atualmente EMATER) o engenheiro agrônomo José Aroldo Galassini sabia que a formação de uma cooperativa de produtores rurais era fundamental para o desenvolvimento agrícola da região. Identificaram-se lideranças do setor e iniciou-se uma série de reuniões para debater o assunto.
Foi assim que em 28 de novembro de 1970 nasceu a Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda., com a participação de 79 agricultores associados e com capital de CR$ 37.540,00, sendo a primeira sede foi um escritório com 50 metros quadrados. Fioravante João Ferri, um madeireiro que tinha conhecimento de uma cooperativa de madeiras no Rio Grande do Sul, foi escolhido como presidente, devido ao prestigio e idoneidade. Ele aceitou o desafio com a condição de que Galassini fosse o gerente geral.
A cooperativa nasceu com 79 agricultores associados que subscreveram a ata de fundação e um capital social de R$ 37.540,00. A primeira sede foi um escritório com 50 m2. Com a Coamo, veio o crescimento da produção de trigo na região, o que obrigou a cooperativa a alugar armazéns para receber a produção.
...