Tcc terceiro setor
Por: isagrint • 2/6/2016 • Monografia • 2.445 Palavras (10 Páginas) • 4.238 Visualizações
INSERIR O LOGO DA INSTITUIÇÃO
CELSO LIMA DE QUEIROZ
DEBORA HELENA PENNA RIBEIRO
EMERSON ALVES
ISABELA OLIVEIRA DOS SANTOS
MARINA LIMA VALDOSKI RIBEIRO
A CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR
GUARULHOS
2016
[pic 1]
[pic 2]
CELSO LIMA DE QUEIROZ
DEBORA HELENA PENNA RIBEIRO
EMERSON ALVES
ISABELA OLIVEIRA DOS SANTOS
MARINA LIMA VALDOSKI RIBEIRO
A CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR
Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Guarulhos.
Orientador: Luciana Aparecida de Oliveira
GUARULHOS
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
3. JUSTIFICATIVA
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5. METODOLOGIA
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
7. REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO
- INTRODUÇÃO
A sociedade brasileira constitui-se por três setores de atuação que dividem a vida social. São eles: O Primeiro Setor que é representado pelo Estado, tem como responsabilidade social, a saúde, educação e segurança.
O Segundo Setor, são empresas privadas, que visam o lucro como principal objetivo.
Já o Terceiro Setor é formado por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que não visam lucro financeiro. Seu principal objetivo visa o bem estar social, como por exemplo, saúde, habitação, educação, suprindo as falhas do Estado.
De modo geral, as organizações do terceiro setor são dependentes de recursos provenientes de doações, transferências de fundos e trabalhos voluntários.
Segundo Fernandes (1994b. p21):
“O Terceiro Setor detona um conjunto de organizações e iniciativas privadas que visam a produção de bens de serviços de mútua ajuda. Este é o sentindo positivo da expressão. Bens e serviços públicos, neste caso, implicam uma dupla qualificação não geram juro e respondem as necessidades coletivas”
Já Falconer (1999 p.55):
“As organizações que compõem o Terceiro Setor evidentemente não são novas, nova é a forma de olhá-las como componentes de um ‘setor’ que pleiteia igualdade em relação ao Estado e ao mercado.”
Por motivo de envolvimento em escândalos fraudulentos as entidades sem fins lucrativos precisam ser muito transparentes e mostrar com total clareza para a sociedade e seus doadores, onde estão sendo investidos os recursos, e também como foram aplicados e quais benefícios geraram. Mais do que nunca precisam esclarecer através de demonstrações contábeis, obrigações acessórias e tributárias, para não criar certa desconfiança por parte da sociedade e de alguns doadores.
PROBLEMA
Porque a Contabilidade do Terceiro Setor é uma ferramenta importante e obrigatória para mostrar a origem dos recursos recebidos e onde estão sendo aplicados?
- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O objetivo deste trabalho é discutir a principal função da Contabilidade do Terceiro setor tendo como foco a transparência das organizações, associações, fundações etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Conceito do Terceiro Setor;
Aspectos legais do Terceiro Setor;
A Importância da Contabilidade para o Setor Setor.
- JUSTIFICATIVA
A Contabilidade é uma ferramenta importante para entidades sem fins lucrativos, pois através dela é possível mostrar como trabalho vem sendo desenvolvido.
Segundo Drucker (2002, p.14):
“As próprias instituições sem fins lucrativos sabem que necessitam ser gerenciadas exatamente porque não têm ‘lucro’ convencional. Elas sabem que precisam aprender como utilizar as ferramentas contábeis para que estas não as dominem. Elas sabem que necessitam de gerência para que possam se concentrar na missão...”
Um dos grandes problemas é a falta de confiabilidade pela sociedade, quanto mais transparente a contabilidade e o processo operacional, melhor será a sua reputação perante a sociedade, e com isso conseguir melhores recursos.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conceito do Terceiro Setor;
Aspectos legais do Terceiro Setor;
A Importância da Contabilidade para o Setor Setor.
O terceiro setor tem como base a lei da sociedade por ações (lei 6.404/1976), assim como os demais devem respeitar os princípios da contabilidade, não foge o caso o terceiro setor, apresentando as transações ocorridas em seu exercício e utilizando a legislação pertinente ao setor.
...