Resumo TCC 3º Setor
Por: alexoxo22 • 7/8/2015 • Relatório de pesquisa • 549 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Terceiro setor- Associações e fundações
O terceiro setor: Formado por entidades sem fins lucrativos, sendo associações que possuem fins próprios, ou seja, dos sócios e fundações de finalidade alheia, que busca atender a sociedade e para sua existência necessita de um bem.
A origem dos recursos
Próprios- Prestação de serviços ou vendas.
Doação- Transferência de bens ou vantagens que pode ocorrer através de pessoa física ou jurídica.
Patrocínio- Receita considerava incentivo para projetos culturais.
Subvenções sociais- Recursos destinados ao pagamento de despesas e custos de entidades que prestam serviços de assistência social, médica e educacional.
Auxílios- São doações originadas da Lei do orçamento, que exigem que as entidades tenham registro junto ao Ministério do Meio Ambiente e atendam gratuitamente, sendo reconhecido como receita.
Convênio- São acordos, ajustes que regem a transferência de recursos financeiros do orçamento fiscal da União para as entidades.
Aspectos legais
OSCIP- Organização da sociedade civil de interesse público visa distinguir as instituições privadas de interesse público, que necessitam atender a determinados requisitos básicos previstos em lei.
Isenção- É quando existe o fato gerador porém por determinação ocorre a dispensa do mesmo.
Imunidade- É quando não existe o fato gerador, dessa forma não havendo a geração do imposto.
Contabilidade
Patrimônio líquido x Patrimônio social- O conceito de patrimônio líquido permanece o mesmo, mudando apenas a nomenclatura.
Lucros e prejuízos x Superávit e Déficit- A conta de lucros e prejuízos é substituída por Superávit e Déficit já que a entidade não possui fins lucrativos, devendo ter seus resultados positivos destinados a manutenção de suas atividades.
Fundos- Registram os recursos recebidos para atender as atividades, devendo haver uma conta de fundos para cada atividade.
Prestação de contas
Balanço patrimonial- Reflexo das transações patrimoniais da entidade.
Demonstração de superávit ou déficit do exercício- Ocorre a alteração de nomenclatura de demonstração de resultado para demonstração de superávit ou déficit do exercício, demonstração que registra as receitas, impostos, despesas e custos incorridos em determinado período.
Demonstração das mutações do patrimônio social- Demonstra as alterações ocorridas dentro do patrimônio social.
Demonstração de origem e aplicação de recursos
Notas explicativas- Explica e esclarece critérios usados na elaboração das demonstrações, a fim de não deixar duvidas.
Demonstração do fluxo de caixa- Não possui obrigatoriedade de entrega, porém é essencial para o controle
...