Terminologias de Custos
Seminário: Terminologias de Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ODRACIR • 28/9/2013 • Seminário • 3.721 Palavras (15 Páginas) • 518 Visualizações
ETAPA 1
Terminologias de Custos
CUSTOS
Custos são gastos que se realizam com produção de bens ou na prestação de serviço para obtenção de lucros, é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados. Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços, são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mão de obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros.
Gastos
Sacrifício que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente valores monetários)
Exemplos :
Gastos com mão-de-obra
Gastos com aquisição de mercadorias para revenda
Gastos com aquisição de máquinas e equipamentos
DESEMBOLSO
Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (à vista) ou depois deste ( a prazo).
Os Gastos podem ser classificados em: Investimentos, Custos ou despesas:
Investimentos
Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.
Exemplos :
Aquisição de móveis e utensílios
Aquisição de imóveis
Aquisição de marcas patente
Aquisição de material de escritórios
Aquisição de máquinas e equipamentos
Custos
Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Exemplos :
Salário do pessoal da produção
Matéria-prima utilizada no processo produtivo
Combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de fabricação
Depreciação dos equipamentos da fábrica
Gastos com manutenção das máquinas da fábrica
Despesas
Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas
Observação
Em temos prático, nem sempre é fácil distinguir custos de despesas.
Pode-se entretanto, propor uma regra simples do ponto de vista didático: Todos os gastos realizados com o produto até que esteja pronto são custo, a partir daí são despesas.
Exemplos :
Salários e encargos sociais do pessoal de vendas
Energia elétrica do escritório
Gastos com combustíveis e refeições do pessoal de vendas
Telefone do escritório
Atenção : Os encargos financeiros incorridos pela empresa, mesmos aqueles decorrentes de insumos para a produção, são sempre considerados Despesas.
Perdas
É um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva normal da empresa.
No 1º caso, são considerados da mesma natureza que as despesas e são lançados diretamente contra o resultado do período
No 2º caso, as perdas normais de matérias-primas na produção industrial, integram o custo da produção do período .
A distinção mais importantes entre custo e despesa é que se um gasto é considerado despesa, ele afeta diretamente o resultado do exercício. Se ele é considerado custo, só afetará o resultado da parcela do gasto que corresponder aos produtos vendidos. A parcela correspondente aos produtos em estoque ficará ativada.
Custos variáveis ,
Os custos variáveis são aqueles que variam relativamente ao número de unidade utilizada. O custo variável mais óbvio em um projeto é o relativo à contratação de mão-de-obra. Quanto mais horas, você alocar por um contratado, mais custo terá o seu projeto.
Custos fixos
Os custos fixos basicamente não alteram, ou seja, os valores são “fixos” não importando os recursos que estão sendo utilizados no projeto. Por exemplo, se você está construindo uma casa, os custos relacionados ao material, como tijolos e concreto serão os mesmos quando o projeto for aprovado pelo contratante e o contratado. Se você terceirizar uma parte do seu projeto, por um preço fixo, este custo se tornará um custo fixo dentro do projeto (Não importando se o trabalho terminará dentro do prazo estimado ou não, porque o custo aprovado entre o contratante e o contratado antes de iniciar os trabalhos do projeto é fixo).
Custos Diretos
Seu projeto poderá ter uma combinação de custos diretos e indiretos. Os custos diretos são atribuídos diretamente ao projeto. Estes são os tipos de custos que você é mais familiarizado. Exemplo: Estes tipos de custos são:
Os custos associados aos profissionais envolvidos na execução do projeto
•As fontes do projeto
•Os custos associados aos recursos externo
Custos Indiretos
Os custos indiretos são custos organizacionais ou empresariais. É possível que o projeto tenha que criar um orçamento para estes tipos de custos, mas isso não é uma prática comum. Exemplo: Estes tipos de custos são:
Custos com água,Custos com o aquecimento e com o condicionamento de ar.
Dados
...