Tipos de Conhecimento
Por: fernandaschiestl • 10/11/2020 • Artigo • 274 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
2.4 CONHECIMENTO EMPÍRICO
O conhecimento empírico como diz Liane Carly (2011, p.14): “É o conhecimento obtido pelo acaso, pelas diversas tentativas de acertos e erros, independentemente de estudos, de pesquisas ou de aplicações de métodos.” O empírico se baseia nas informações do dia a dia, no aprendizado obtido de geração em geração, sem a precisão de comprovação científica.
A palavra empirismo surge como uma reação à razão, pois os empiristas defendem a experiência sensorial, o conhecimentos das ideias e das percepções que os sentidos apreendem do mundo exterior para consolidar que o conhecimento adquirido durante a vida é resultado de experiências sensoriais (TARTUCE, 2006).
Pode-se dizer que todo homem é provido do conhecimento empírico, mas há uma variação em cada sociedade e em cada grupo social ou profissional.
Vamos citar como exemplo de conhecimento empírico o agricultor com pouca alfabetização, em sua lavoura ele planta e colhe sua safra devido a sua prática, com acertos e erros do dia a dia.
2.4.1 AS CINCO CLASSIFICAÇÕES DO CONHECIMENTO EMPÍRICO
- Superficial – conformado com a aparência, ou seja, aquilo que se pode comprovar pelo simples fato de estando junto das coisas.
- Sensitivo – se refere à vivência, animo pessoal e emoções do dia a dia.
- Subjetivo – o próprio indivíduo que organiza seus conhecimentos e experiências.
- Assistemático - a organização da experiência não vê uma ordem de ideias, nem da forma de adquiri-las e nem como validá-las.
- Acrítico – verdadeiros ou não, a pretensão de como esses conhecimentos sejam não se manifesta sempre de forma crítica.
...