TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de contabilidade

Ensaio: Tipos de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Ensaio  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 8

Qual o tipo de Contabilidade aplicada ao Primeiro setor?

A Contabilidade a plicada a esse setor tem como carro chefe a Lei 4.320, que impõem normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

A Contabilidade Pública registra a previsão da receita e a fixação da despesa que são estabelecidas no Orçamento Público aprovado para o exercício.

Além disso, escritura a execução orçamentária da receita e da despesa e faz a comparação entre a previsão e a realização das receitas e despesas, também controla as operações de crédito, a dívida ativa, os valores, os créditos e obrigações, revela as variações patrimoniais e mostra o valor do patrimônio.

Podemos definir a Contabilidade Pública como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos das receitas e despesas públicas (fazenda pública) e o patrimônio público e suas variações.

Exemplifique e caracterize os tipos de organização do Terceiro Setor?

O termo Terceiro Setor é recente tanto no Brasil como no resto do mundo. Começou a ser utilizado na década de 1970 pelos pesquisadores americanos, e identifica as atividades de tais organizações que não estão inseridas nem no primeiro e nem no segundo setor.

Generalizando, o terceiro setor é o espaço ocupado especialmente pelo conjunto de entidades privadas que realizam atividades complementares às públicas, com a intenção de amenizar os problemas sociais e com o bem comum. Um dos grandes problemas encontrados pelas instituições sem fins lucrativos, na busca de recursos necessários para seu funcionamento, é a falta de confiabilidade por parte da grande maioria da sociedade, devido ao envolvimento de algumas dessas instituições em escândalos fraudulentos. A transparência no terceiro setor pode ser auxiliada pela Contabilidade através da demonstração dos resultados alcançados, pois, torna-se cada vez mais necessária a demonstração dos recursos arrecadados pelas entidades e também, da aplicação destes recursos.As Normas Brasileiras aplicadas as Entidades do Terceiro Setor estão dispostas na NBC T 10, que trata dos aspectos contábeis específicos em Entidades Diversas. No âmbito do Terceiro Setor destacam-se: a NBCT 10.4 de 22 de fevereiro de 1999 (Fundações), a NBCT 10.18 de 22 de fevereiro de 1999 (Entidades Sindicais e Associações de Classe); NBCT 10.19 de 18 de abril de 2000 (Entidades Sem Finalidade de Lucro), e a NBCT 10.16 de 13 de dezembro de 2001(Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações).

Qual o tipo de Contabilidade Aplicada nas entidades componentes do

2º setor?

A transparência no terceiro setor pode ser auxiliada pela Contabilidade através da demonstração dos resultados alcançados, pois, torna-se cada vez mais necessária a demonstração dos recursos arrecadados pelas entidades e também, da aplicação destes recursos.As Normas Brasileiras aplicadas as Entidades do Terceiro Setor estão dispostas na NBC T 10, que trata dos aspectos contábeis específicos em Entidades Diversas. No âmbito do Terceiro Setor destacam-se: a NBCT 10.4 de 22 de fevereiro de 1999 (Fundações), a NBCT 10.18 de 22 de fevereiro de 1999 (Entidades Sindicais e Associações de Classe); NBCT 10.19 de 18 de abril de 2000 (Entidades Sem Finalidade de Lucro), e a NBCT 10.16 de 13 de dezembro de 2001(Entidades que recebem subvenções, contribuições, auxílios e doações).

QualafinalidadedainformaçãocontábileoqueéaContabilidadenestecontexto?

Segundo Cruz (2003), a boa gestão da organização e dos recursos doados, a sustentabilidade, a transparência e as parcerias com compatibilidade de interesse são fatores determinantes para o sucesso do plano de ação na captação de recursos, de forma a mostrar os resultados alcançados por meio de uma contabilidade minimamente organizada, favorecendo a divulgação de informações detalhadas à comunidade, fortalecendo a causa e a própria instituição.

As Normas e os Princípios Contábeis, a realização de auditoria e a publicidade do encerramento do exercício são algumas exigências inerentes à prestação de contas, além da observância aos princípios da legalidade, da moralidade, da economicidade, da eficiência e da adoção de práticas de gestão administrativa. Dessa forma, o banco de dados da Contabilidade, segundo Araújo (2005), passou a ser utilizado como instrumento de suporte à tomada de decisão nos mais diversos níveis, interna e externamente, e não mais somente como instrumento de crédito ou de auditoria. Com a tendência de crescimento do Terceiro Setor, aliada à concorrência por recursos, passou-se a observar o crescimento da necessidade de se utilizar informações das mais diversas fontes dentro e fora das organizações atuantes desse setor, bem como medir e avaliar internamente o desempenho dos gestores e determinar a viabilidade dos projetos, por força de uma maior vigilância exercida pela sociedade. É nesse contexto que tem crescido a utilização da informação contábil nas organizações sem fins lucrativos.

O foco da ação contábil, no Terceiro Setor, está em tornar clara a origem dos recursos e sua destinação, uma vez que quaisquer que sejam suas fontes - privadas ou públicas - os fins serão públicos. Essas entidades administram recursos das mais variadas fontes, prestando serviços de diversas naturezas, tendo seus gestores que utilizar ferramentas de gestão adaptadas a essa realidade. Os gestores deverão buscar a eficiência e a eficácia na aplicação de recursos no sentido da obtenção de resultados positivos como forma de determinar a manutenção dos negócios da organização e o cumprimento de sua missão (Araújo, 2005).

A adoção da prática contábil visa à transformação, de forma inigualável, de dados em informações que serão interpretadas pelos seus usuários de maneira a favorecer a melhor tomada de decisão baseada na análise dos relatórios apresentados.

Como se classificam os usuários da Contabilidade e tente caracterizar cada um deles.

Pessoas Físicas: (estudantes, professores, profissionais liberais, autônomos, etc.) usam a contabilidade para administrar sua conta bancária, seu orçamento familiar, seus investimentos, para contrair e/ou financiar suas dívidas, etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com