Topicos de atuação
Por: mariana15barros • 29/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 146 Visualizações
1. Por qual finalidade a disciplina de Teoria da Contabilidade foi integrada na graduação dos cursos de ciências contábeis?
R: Primeiramente com o objetivo de desenvolver o senso crítico dos pesquisadores da área, além de trazer enorme contribuição para a formação dos estudantes de graduação na área contábil, assim analisando tanto a pratica quanto a teoria.
2. Qual a importância da contabilidade relacionada ao instrumento de avaliação de uma entidade?
R: É importante que a Contabilidade sirva como instrumento de avaliação da entidade e de seus gestores, da prestação de contas e para tomada de decisões dos agentes econômicos, tanto internos quanto externos, auxiliando todos.
3. Na evolução da contabilidade na idade média como era utilizada naquela época a contabilidade?
R: A contabilidade era utilizada como um instrumento isolado e fragmentado de registro da movimentação de bens, já que até então as atividades eram mínimas e os artesãos e comerciantes necessitavam apenas de informações simples como: o total de suas dívidas, contas a receber, prazo de vencimento e beneficiários.
4. Fale sobre o modelo contábil financeiro e sobre o impacto que ele moderna Controladoria.
R: O modelo contábil financeiro precisa ser estendido e flexibilizado, incorporando e integrando novas dimensões e novos instrumentos de pesquisa e avaliação, com isso causaria transformação da gerencial, que levaria à moderna Controladoria.
Grupo 2
1. Porque, de acordo com Reis e Silva, a chegada da Família Real foi a
responsável por uma das mais importantes manifestações da contabilidade brasileira?
R: De acordo com Reis e Silva, a chegada da corte portuguesa proporcionou um desenvolvimento cultural e socioeconômico bem mais amplo na colônia, como; a abertura dos portos às nações amigas, quando o Brasil passou a comercializar produtos com outros países, além de Portugal; a criação do Banco do Brasil, onde se deu origem a emissão do papel moeda; a criação da Imprensa Régia, que publicou o primeiro jornal do Brasil, entre outros. Com isso os gastos públicos aumentaram e assim surgiram a necessidade de controle das contas públicas e receitas do Estado.
2. Segundo os patrimonialistas, os estudos do patrimônio compreendem três partes distintas. Cite-as e comente sobre elas.
R: Estática patrimonial, que se ocupa do patrimônio e seu aspecto estático equilíbrio funcional e financeiro dos elementos patrimoniais.
Dinâmica patrimonial, que estuda o patrimônio em sua condição dinâmica obtenção e emprego de capitais.
Revelação patrimonial, que se pode definir como um conjunto de princípios e normas que regem a individuação e representação qualitativa e quantitativa especialmente monetária e valorativa do patrimônio ou de uma porção dele em dado instante e na sucessão dos instantes.
3. O que é o Neopatrimonialismo?
R: E o estudo do patrimônio dentro da entidade, uma forma de administrar esse patrimônio para que ele gere riqueza.
4. O que é IBRACON?
R: O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil foi constituído em 13 de dezembro de 1971. O Ibracon surgiu da união de dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibai), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB).
o Ibracon luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado.
Para isso, ao longo dos anos, o Ibracon desenvolveu fortes relacionamentos internacionais, como forma de contribuir com o desenvolvimento da profissão no Brasil. Exemplo disso é o fato do Instituto estar presente na fundação da Federação Internacional dos Contadores (Ifac), nos idos de 1977, permanecendo até os dias de hoje como associado e interagindo intensamente em seus processos. Hoje em dia, esses relacionamentos internacionais se ampliaram. A parceria com a IFRS Foundation permitiu que o Ibracon se tornasse a entidade autorizada a traduzir o Livro Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). Com isso, participou e participa no processo de convergência de normas internacionais em todos os seus estágios, inclusive na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e no desenvolvimento de seus trabalhos
Grupo 3
1. Qual o papel do contador na organização como uma ferramenta de auxílio a gestão da empresa e na tomada de decisão?
R: Seu papel está baseado na quantidade de informação que o mesmo possui acerca da entidade para auxiliar a tomada de decisões dentro da empresa. O profissional contábil detém conhecimento para contribuir de forma positiva para a empresa, levando em consideração o conhecimento técnico que o mesmo possui alinhada às suas competências pessoais para estar influenciando as decisões a serem tomadas.
2. Quais são os requisitos para o contabilista atuar na área de auditoria e qual é o tipo de perfil que o normalmente esse profissional deve possuir?
R: O auditor é o profissional responsável por analisar, examinar e certificar as transações financeiras registradas pela contabilidade, com o objetivo de evitar brechas para possíveis erros que possam prejudicar a saúde financeira da empresa. Apenas o profissional com formação em ciências contábeis possui poderes legais para exercer a função de auditor fiscal, quando a base da fiscalização for: livros diário e razão, relatórios de processamentos eletrônicos de suporte à contabilidade e demonstrações contábeis. Deve ter um perfil questionador e pesquisador, ter bastante conhecimento técnico e prático. Esse profissional também deve ter muita responsabilidade com as decisões tomada, visto
...