Trabalho da Disciplina Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis
Por: Gabriel Ventura • 29/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.905 Palavras (12 Páginas) • 196 Visualizações
Trabalho da Disciplina
Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis
Tema: Definição dos benefícios da boa contabilidade e Análise Crítica das demonstrações contábeis da empresa selecionada.
Empresa: Brasil Foods (BRF)
Turma: FCAC Live 2122 FGV
Professor: Daniel Ferreira Falcão
Aluno: Gabriel Ventura Medeiros
Santos/SP, 05 de fevereiro de 2022.
Questão 1 – De que maneira a prática da “Boa Contabilidade” (moderna, plena e completa) pode influenciar na Gestão Econômica e Financeira das empresas (sua resposta deve ser especificamente sobre o setor da economia no qual você atua ou setor que você tenha conhecimento, deixar claro que setor da economia você se refere) (2,0 Pontos)
Nesta questão do trabalho irei abordar a questão da prática da boa contabilidade, com mais ênfase no setor agropecuário e industrial que é o que tange a empresa selecionada BRF, no entanto gostaria de frisar que independente das atividades realizadas pela empresa a ser analisada, a boa prática contábil torna-se uma ferramenta de apoio a tomadas de decisão, dado que fornece informações sobre condições de expansão, sobre a necessidade de diminuição de custos ou despesas, necessidades de buscar recursos, possibilidades de investimentos, etc.
A contabilidade pode ser considerada uma das áreas do conhecimento mais longínquas do mundo. Ela surgiu da carência e dos anseios do ser humano em mensurar e controlar seu patrimônio de forma a comparar valores.
Nesse contexto, a boa prática contábil torna-se ferramenta de apoio, programação e controle para a tomada de decisões relacionadas a gestão das atividades do meio agropecuário. A contabilidade configura-se como um diferenciativo, não somente pela importância relacionada ao controle e planejamento das atividades, mas também pelas conveniências das informações geradas para a escolha de decisões da gestão sobre as receitas, os custos e as despesas de cada atividade desenvolvida ou de cada unidade produtiva.
Atualmente a exigência aos gestores é de dinamicidade, soluções rápidas e eficácia na resolução de problemas. A informação contábil se torna necessária para que o processo de gestão não se torne falho ou impreciso quanto as decisões a serem tomadas.
A boa prática contábil deve ser aplicada buscando atender as necessidades de cada stakeholder envolvido no processo agropecuário, e considerando as características das atividades que desenvolve, levando-se em consideração as diferenças de cada atividade, o que possibilita que as atividades se tornem comparáveis entre si ou a criação de animais, com vistas à obtenção de produtos que venham a satisfazer a necessidades tanto do consumidor quanto da gestão da empresa. As atividades agrícolas representam o conjunto de atividades desenvolvidas no campo, desde o preparo do solo até a colheita, envolvendo todos os gastos com o plantio, colheita, transporte e armazenagens internas, gestão e administração dentro da unidade produtiva, para o possível crescimento e cultivo das culturas vegetais. Com isso é possível de se dizer que o papel da contabilidade é medir os resultados das empresas, avaliando o desempenho dos negócios, o que dá norteadores para a tomada de decisão para gestores e investidores principalmente no que se trata do bom cuidado dos meios de produção como alimentação do gado, gestão de estoques e entrega aos distribuidores.
Questão 2 – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES (8,0 Pontos)
Apresentação da empresa BRF
A BRF é uma empresa criada a partir de uma fusão das antigas Perdigão e Sadia, cujo processo foi anunciado em 2009 e concluído em 2012.
Ambas as companhias que a compuseram (Perdigão e Sadia) eram negócios familiares que cresceram e se expandiram, tornando-se grandes players do mercado de alimentos no Brasil e, posteriormente, no exterior, com produtos que chegam a mais de 117 países.
A BRF S.A. é uma das maiores produtoras de alimentos de proteína in natura e congelados do mundo, com um portfólio de mais de sete mil e trezentos SKUs. È uma empresa comprometida a operar seus negócios e entregar os produtos à sua base global de clientes de acordo com os seguintes valores: qualidade, segurança e integridade. Possuem o seguinte propósito ‘’ Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis, em escala mundial. Sermos uma das maiores empresas de alimentos do mundo, admirada por suas marcas, inovação e resultados, contribuindo para um mundo melhor e sustentável.’’
Os produtos processados incluem as categorias de frango congelado e marinado, carnes de peru e frango Chester, carnes especiais, carnes processadas congeladas, pratos prontos congelados, produtos fracionados e fatiados. Eles também vendem derivados do leite como margarina, manteiga, cream cheese, além de doces especiais, sanduíches, produtos veganos e ração animal. São proprietários das marcas Sadia, Perdigão, Qualy, Perdix, Confidence, Banvit e Hilal. No exercício que se encerrou em 31 de dezembro de 2020, a BRF representava 10,1% do comércio mundial de aves, de acordo com o USDA (United States Department of Agriculture).
No Brasil, a BRF opera 35 plantas e possui um sistema logístico considerado avançado em nosso mercado interno, com 22 centros de distribuição, sendo que todos atendem supermercados, varejistas, atacadistas, restaurantes e outros clientes. Com esse sistema logístico seus produtos chegam aos consumidores brasileiros segundo a BRF por meio de mais de 547.000 entregas médias mensais.
A empresa também possui unidades industriais nos Emirados Árabes, Turquia e Arábia Saudita, servindo clientes em mais de 117 países. A empresa tem operações em 28 centros de distribuição localizados na Ásia, no Cone Sul e no Oriente Médio.
Para mais detalhes é possível acompanhar todo o histórico da empresa através de seu site:
https://www.brf-global.com/sobre/a-brf/nossa-historia/
QUADRO CLÍNICO
Neste tópico os indicadores encontrados através dos dados obtidos do Balanço Patrimonial e Demonstrativo do resultado do exercício dos últimos cinco anos da empresa BRF serão apresentados.
Serão subdivididos em áreas de avaliação como Liquidez, Endividamento, Rentabilidade, Lucratividade e Atividade.
Todos os indicadores apresentados neste quadro clinico serão explicados de forma mais detalhada no “DIAGNÓSTICO”.
...