Trabalho de Ciencias contabeis Unopar 4 Semestre
Por: iluminati • 24/6/2017 • Trabalho acadêmico • 5.782 Palavras (24 Páginas) • 1.098 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA 4
1.1 Setor Industrial na Atualidade 4
1.2 A Contabilidade como Ferramenta de Geração de Valor Para as Indústrias 5
1.3 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa 5
1.4 Principais Decisões de Investimento 6
1.5 Risco e Retorno 7
1.6 Principais Tipos de Orçamento 8
1.7 Pontos Positivos do Orçamento Para a Gestão 10
2 NOÇÕES DE ATUÁRIA 11
2.1 Conceitos de Atuária 11
2.2 Previdência no Brasil 12
3 DIREITO EMPRESARIAL 13
3.1 Sociedades Empresariais e Sociedades Simples 13
3.2 Obrigações dos Empresários e Sociedades Empresariais 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento deste trabalho visa demonstrar a importância dos dados contábeis para gestão empresarial. Não houve intenção em esgotar o tema que é bastante polêmico e fruto de diversos assuntos acadêmicos e profissionais. O artigo foi baseado em bibliografias sobre o assunto, pesquisas na internet e conteúdos apresentados em aula.A gestão financeira de uma empresa é uma das condições indispensáveis para a boa gestão e é muito importante ao nível das práticas contábeis no que se refere à identificação e mensuração dos eventos econômicos da empresa. Assim sendo o orçamento empresarial se resume ao ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, com o objetivo de estabelecer metas, acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.
.
1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da empresa, trazendo importantes informações para tomada de decisões. Segundo HORNGREN (2004, p.1) “A moderna contabilidade de custos fornece aos administradores de que necessitam ao tomar decisões. Seu estudo permite melhor compreensão das atividades dos administradores e contadores dentro de uma organização.” A contabilidade passou a ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão, pois se alimenta diariamente das transações realizadas na empresa. Além da obrigatoriedade, a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade pode se tornar um diferencial competitivo investindo em meios que ofereçam informações estratégicas para se transformar em uma ferramenta cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão.
- SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE
Segundo a revista EXAME (março, 2015) existe uma perspectiva de retração do setor industrial, e que essa queda no setor deve perdurar pelo resto do ano. Quanto ao mercado brasileiro, a tendência de desaceleração da economia deve continuar segundo o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Para abrandar essa situação a Indústria tem tentado melhores formas de controlar o gerenciamento de custos de produção de bens e serviços que oferece. De certa forma a preocupação dos gestores é contar com instrumentos que sejam capazes de prover informações precisas em tempo hábil a fim de controlar toda movimentação necessária para a execução de suas produções. A Contabilidade Industrial que envolve a contabilidade de custos tem como objetivo demonstrar todos os gastos incorridos na produção de bens e produtos industriais para ajudar nesse controle na tentativa de diminuir gastos e aumenta a lucratividade. Mesmo assim, diante desse momento turbulento que o país atravessa, está complicada a situação do setor industrial.
- A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS
A contabilidade é uma ferramenta que ajuda a promover uma redução nos custos operacionais da empresa, possibilitando uma melhor organização visando melhorias na produtividade, na relação da empresa com órgãos governamentais, clientes e fornecedores. Segundo HORNGREN (2004, p.1) “A contabilidade de custos tem papel fundamental: desde fornecer informações para o planejamento de novos produtos até a avaliar o sucesso da mais recente campanha de marketing.” Portanto é muito mais do que números, trata-se de um fator essencial no processo gerencial de tomada de decisão. Na indústria ela fornece ajuda aos departamentos de produção, por exemplo, a controlar os custos dos materiais e da mão de obra observando a utilização de recursos nas empresas. Verificar os gastos incorridos na fabricação dos produtos, que devem ser contabilizados de forma rigorosa.
...