TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Libras

Por:   •  18/10/2019  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Professor

Rubrica

Nota

                       [pic 1][pic 2][pic 3]

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Lucas Rafael da Silva            CÓDIGO: 2110179

                                                                                  (Legível)                                                        

DISCIPLINA: Libras e Braille

PROFESSOR(A): Simone Leão

CURSO: Ciências Contábeis

  1. DATA: 20/05/2019

[pic 4]

RESENHA  

Roteiro

Identificação do artigo: A Educação Inclusiva e a Contabilidade

Resumo das idéias do Autor

      A legislação a respeito, recente e ainda pouco conhecida até pelo professorado, coloca a questão nos termos mais amplos possíveis: a inclusão escolar é para todos aqueles que se encontram á margem do sistema educacional, independentemente de idade, gênero, etnia, condição econômica ou social, condição física ou mental. Sendo assim a responsabilidade da inclusão de um estudante com necessidade especial é de toda a comunidade escolar e representa uma oportunidade, um objetivo para que a universidade não caminhe para um grupo de pessoas sozinhas.

     No Brasil, Segundo o Censo realizado em 2000 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e divulgado em 2002, Segundo o Instituto ETHOS (2005), existem 24,5 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de deficiência.

     No nosso país, a educação para todos ainda não é uma realidade e as escolas não estão preparadas para conviver com a diversidade. O processo é muito maior que o problema.

     A Conscientização pela responsabilidade social tem despertado a atenção também dos profissionais da área contábil que já não se satisfazem mais em apresentar apenas informações financeiras através da tradicional estrutura contábil, demonstrando a sua preocupação no sentido de fornecer mecanismos  adequados para responder a esse novo desafio.

    O contador deve admitir que de certa forma os valores sempre estão presentes num ambiente onde se juntam pessoas, então, nada melhor do que compartilhar esses valores, pois este compartilhamento gera um estimulo, entre as pessoas, ao autoconhecimento e ao conhecimento do outro, fortalecendo o espírito de equipe, o respeito as diferenças e a solidariedade aos demais.

   Portando, a contabilidade tem que estar atenta ao avanço das questões que se apresentam e incorporar as questões sociais, nos seus registros, nas contabilizações e nas divulgações aos usuários da informação contábil.

    A contabilidade Social apresenta-se como o sistema de informações que tem como finalidade principal coletar, mensurar e evidenciar as transações sociais, visando exercer o importante papel de veículo de comunicação entre a empresa e a sociedade.

 

Opinião sobre o Texto Lido

     Como o próprio autor traz, é muito significativo os números de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência (24,5 milhões). Com este numero expressivo e a popularização da inclusão, fica quase que impossível o setor contábil não ter um olhar sobre este assunto. Afinal estes deficientes têm seus direitos garantidos junto da lei. Sei que trazer um deficiente para dentro da era contábil pode ser bastante difícil, uma vez que área exija bastante atenção e comprometimento. Mas isso não é uma tarefa impossível, pois pessoas com deficiências normalmente tem algum dos sentidos bem aprimorados, e se forem bem explorados podem trazer uma serie de benefícios junto a empresa que estiver inserido  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com