Trabalho de dissolução de líquidos e materiais solidos
Por: hue123321 • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.866 Palavras (8 Páginas) • 286 Visualizações
Sumário
1.Introdução
2.Experiência
2.1.Introdução
2.2.Materiais e reagentes
2.3.Procedimentos
2.3.1.Reação de Síntese:
2.3.2.Reação de análise:
2.3.3.Reação de simples troca:
2.3.4.Reação de dupla troca:
2.4.Resultados obtidos
2.4.1.Reação de Síntese:
2.4.2.Reação de análise:
2.4.3.Reação de simples troca:
2.4.4.Reação de dupla troca:
3.Questionário
4.Conclusão
5.Referências
1.Introdução
Este trabalho tem como finalidade expor uma experiência realizada no laboratório de química da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) como parte integrante da disciplina de QGI (Química Geral e Inorgânica) do curso de Engenharia de Produção e Sistemas.
Assim sendo, cada grupo de 3 a 4 alunos teve a tarefa de realizar as experiências a partir de roteiros estabelecidos pela professora, procurando obter os melhores resultados possíveis e ter a capacidade de elaborar um relatório técnico-científico no término desta experiência, o qual era objeto de ponderável avaliação neste processo.
A seção 2.1 apresenta um método experimental usado para a observação das variáveis da solubilidade bem como dos métodos de separação simples de misturas.
A experiência relatada neste trabalho tem o objetivo de ser usada como referencial tanto no que diz respeito aos procedimentos e aos resultados, quanto à apresentação em forma de relatório coerente com as normas vigentes orientadas pela professora Fabíola Sell.
2.Experiência
2.1.Introdução
Para ser formada uma solução, é necessário adicionar uma quantidade de soluto (substância que será dissolvida), em uma quantidade de solvente (substancia que dissolverá o soluto) .A capacidade de uma substancia ser dissolvida em outra recebe o nome de solubilidade
Existem classificações para os tipos de solução: Saturada, quando a quantidade de soluto é igual a da solubilidade. Insaturada, quando a quantidade de soluto é menor que a de solubilidade. Supersaturada, quando a quantidade de soluto é maior que a solubilidade.
Algumas substancias não podem se misturar, e isso se da por conta da polaridade das mesmas, uma substancia polar().
Levando em conta à forma como os átomos se organizam, as Reações Químicas podem ser classificadas em quatro tipos: síntese, análise, simples troca e de dupla troca.
2.2.Materiais e reagentes
Os materiais utilizados para o processo experimental relacionado às determinações das reações químicas foram:
- Béquer
- Pinça
- Tubos de ensaio
- Fio de cobre
- Zinco metálico
- Dióxido de manganês
- Sulfato de zinco 0,25 mol.L-1
- Sulfato de sódio 0,1 mol.L-1
- Peróxido de hidrogênio 3%
- Sulfato de cobre 0,25 mol.L-1
- Nitrato de prata 0,1 mol.L-1
- Ácido clorídrico 1,0 mol.L-1
- Hidróxido de sódio1,0 mol.L-1
- Nitrato de bário 0,1 mol.L-1
- Carbonato de sódio 1,0 mol.L-1
2.3.Procedimentos
2.3.1.Reação de Síntese:
Usando um par de tenazes, um pedaço de cinco centímetros de fio de cobre lixado foi prendido a uma parte quente do bico de Bunsen durante dois minutos. Observou-se uma mudança na estrutura da parte aquecida do fio de cobre. Os resultados foram anotados.
2.3.2.Reação de análise:
Colocou-se 10 ml de peróxido de hidrogênio 3% num Becker pequeno adicionado à uma pequena quantidade do catalisador MnO2. Observou-se uma efervescência e mudança de cor. Os resultados foram anotados.
2.3.3.Reação de simples troca:
Foram utilizados cinco tubos de ensaio, A, B, C, D, E;
A- Foi adicionado um pouco de zinco metálico a 1 mL de sulfato de cobre mol.L-1, depois de alguns minutos foi observada a mudança de cor do sulfato de cobre. Os resultados foram anotados.
B- Juntou-se um pouco de cobre metálico a 1 mL de sulfato de zinco 0,25 mol.L-1. Não houve reação.
C- Juntou-se uma tira de magnésio a 1 mL de nitrato de prata 0,1 mol.L-1. Foi observada a dissolução do nitrato e anotado os resultados.
D- Juntou-se uma tira de magnésio a 1 mL de ácido clorídrico 1,0 mol.L-1. Observou-se uma liberação de gás hidrogênio e os resultados foram anotados.
E- Juntou-se um pouco de cobre metálico a 1 mL de ácido clorídrico 1,0 mol.L-1. Não houve reação.
2.3.4.Reação de dupla troca:
Foram usados dois tubos de ensaio, 1º, 2º;
1º- Juntou-se 1 mL de nitrato de bário 0,1 mol.L-1 a 1 mL de sulfato de sódio 0,1mol.L-1. Observou-se a formação de pequenas bolhas e os resultados foram anotados.
2º- Juntou-se rapidamente 1 mL de HCl 1,0 mol.L-1 a 1 mL de carbonato de sódio 1,0 mol.L-1. Observou-se efervescência ao adicionar mais 3 mL de HCl e os resultados foram anotados.
...