Trabalho de transporte de materiais
Por: MAVENG • 5/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.423 Palavras (6 Páginas) • 308 Visualizações
SUMÁRIO:
Item. Pag.
1. RESUMO.......................................................................................................... 4.
2. INTRODUÇÃO................................................................................................ 5.
3.
1º Escala de Pressão........................................................................ 6.
4.
2º Tipos de Medidores de Pressão..................................................... 7; 12.
5.
3º Equações Manométricas................................................................ 13.
RESUMO
Nesta pesquisa iremos estudar as escalas de pressão, os tipos de medidores de pressão e as equações manométricas,
Baseado em informações coletadas na internet, trabalhos de graduação, sites oficiais como INMETRO e leitura de livros, revistas e catalogos técnicos.
Algumas imagens serão copiadas mas referenciadas neste trabalho.
INTRODUÇÃO
A medida de pressão é o mais importante padrão de medida, pois as medidas de vazão, fluxo e nível. podem ser feitas utilizando-se esse princípio. Pressão é definida como uma força atuando sobre uma unidade de área.
P= F/A,onde: P=Pressão
F = Força
A = Área.
Utilizando SI, a unidade de pressão é o pascal (Pa), definida como newton por metro quadrado. O pascal é uma unidade muito pequena. Um pascal equivale à pressão exercida por uma coluna d'água de altura de 0,1 mm, isso equivale a mais ou menos a pressão exercida por uma folha de papel sobre uma superfície plana. Na prática, usa-se o KILOGRAMA (KPa) e o MEGAPASCAL (MPa).
O uso de pascal, no lugar do psi (lbf/in2), kgf/cm2 e mm de coluna liquida é que o pascal não depende da aceleração da gravidade do local e da densidade do liquido. A gravidade não está envolvida na definição de pascal.
Pressão Atmosférica é a pressão exercida pela camada de ar sobre a superfície terra, mensurada pelo instrumento chamado barômetro. Foi convencionado que o nível do mar e a referência inicial para se medir a pressão que é aproximadamente de 760 mmHg.
Para entender a escala de pressão, precisamos entender como e classificada a pressão:
- Pressão Relativa (ou P. Efetiva ou Pressão).
- Pressão Absoluta (ou Zero Absoluto ou Vácuo Perfeito).
Pabs = Prel + Patmc
1 - Escala de Pressão:
ESCALAS DE PRESSÃO Para física a pressão de significado físico é a pressão absoluta, Porém muitas vezes essa escala dificulta a solução dos problemas. Criou-se então o conceito de pressão efetiva ou relativa, isto é, uma escala que adota uma outra referência (referência à pressão atmosférica local), fato esse que não conduz a diferentes resultados, pois uma diferença de pressão avaliada na escala absoluta é a mesma de uma diferença de pressão avaliada na escala efetiva.
A expressão abaixo e utilizada para mudança de escala:
Sempre que utilizarmos a escala absoluta das pressões, devemos subscrever o índice abs.
Exemplos: Pa (abs); kgf/cm² (abs).
www.inmetro.gov.br – adaptado por Magno Alberto Villela
MEDIDORES DE PRESSÃO
Vários são os medidores de pressão, porém todos eles obedecem as duas leis fundamentais da Estática dos Fluidos que são as já mencionadas LEIS DE PASCAL e LEI DE STEVIN. Dentre os principais tipos destacam-se:
Piezômetro Instrumento muito simples, consistindo de um tubo vertical de vidro ou qualquer outro material transparente. Basta medirmos a cota h e conhecermos a massa específica do fluido gerador da cota h para que possamos aplicar a LEI DE STEVIN e obtermos a pressão P. Podemos aplicar a equação manométrica para chegarmos ao seguinte equacionamento:
Patm+ρ×g×h =Ptubo
2 - Tipos de Medidores de Pressão.
Tipos de Medidores de Pressão
Manômetros Padrão
É o instrumento de calibração frequentemente usado. Ele é montado em uma bomba comparadora hidráulica ou pneumática e serve como padrão para o manômetro submetido à calibração.
Os manômetros padrão devem ter alta precisão, pois são utilizados como padrão para a calibração de manômetros industriais.
________________________________________
Manômetros tipo coluna líquida em "U".
Utilizado para calibrar medidores de pequena pressão. O uso da coluna líquida para a medição de pressão se baseia no princípio que uma pressão aplicada suporta uma coluna líquida contra a atração gravitacional. Quanto maior a pressão, maior a coluna líquida suportada.
A unidade de pressão da coluna líquida é o comprimento. Água e mercúrio são os líquidos mais usados; a água por ser o mais disponível e o mercúrio por ter uma altíssima densidade e como consequência,
...