Trabalho de leitura e interpretação
Por: josileneboni • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSILENE RIBEIRO BONIFÁCIO
GÍRIAS, JARGÕES E VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Belém
2015
JOSILENE RIBEIRO BONIFÁCIO
GÍRIAS, JARGÕES E VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Trabalho da disciplina Leitura e Produção Textual ministrada
pela prof.a Vera M. S. Pimentel apresentado ao curso de
Ciências Contábeis para a obtenção parcial de nota.
Belém
2015
SUMÁRIO
- RELATÓRIO ................................................................................................................................. 4
- REFERÊNCIAS .............................................................................................................................5
GÍRIAS, JARGÕES E VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Vivemos num mundo o qual evolui com o passar do tempo, onde cada ser possui uma característica própria de se expressar, de expor uma ideia, de discutir assuntos recorrentes. E isso dependerá do fator ao qual está inserido este ser, o lugar onde mora, a idade, os grupos sociais que frequenta, entre outros, caracterizando assim a variedades linguísticas.
Fica evidente que a variação linguística está ligada a fatores tanto estruturais como sociais e que as pessoas podem usar de diversas formas a mesma língua, e esta sofre alterações para melhor atender as modificações e necessidades. O modo o qual estamos inseridos em uma sociedade através da nossa cultura demostra a forma como falamos. Podemos citar como exemplo o mercado de trabalho, onde essa diferenciação de comunicação fica evidente, pois dependendo do cargo o qual o indivíduo exerce, definirá o modo como ele fará o uso da língua. Os jornalistas mostram isso na forma como usam o modo gramatical, na linguagem formal.
Os dialetos, uma variedade regional, muitas das vezes se diferem não só pelo seu vocabulário, mas através da gramática, nos fonemas. Os dialetos brasileiros são ricos pois existe uma vasta diversidade cultural. Cada região do nosso país apresenta características próprias, tendo atributos fonéticos próprios, como o sotaque que dá traço distintivos ao falante nativo de uma determinada região. Podemos citar como exemplo a fala de um gaúcho com a fala espontânea de um caipira que se diferem em pronúncia e vocabulário.
As variedades linguísticas variam muito, pois vivemos em uma sociedade de contrastes no qual encontramos os mais variados grupos sociais. Dentro desses grupos podemos encontrar as mais diversas formas de comunicação como por exemplo o grupo de jogadores de futebol que possui alguns termos para determinadas situações específicas, podemos citar “caneta” que significa quando um jogador passa a bola por debaixo das pernas de outro jogador, assim denominam-se os jargões.
Muito faladas as gírias são algo bem específicos de grupos com caráter popular, que até mesmo chegam a fazer parte sempre de uma interação de comunicação. Elas possuem características do local, muitas até mesmo de tanto utilizadas que são chegam até a serem incorporadas pelo vocábulo oficial. Podemos afirmar que cada grupo social possui uma variedade de palavras, pois elas são usadas no seu grupo social, para conceituar algo especifico que só eles possam saber o verdadeiro significado.
...