Trabalho em Grupo – Ativo Circulante
Por: andreia darc da silva • 17/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 913 Palavras (4 Páginas) • 428 Visualizações
1.DESCRIÇÃO DA APS
Trabalho em grupo – Ativo Circulante
2.FUNDAMENTOS TEÓRICOS O autor IUDICIBUS, classifica o Ativo como um dos grupos de mais importância patrimonial do plano de contas do Balanço Patrimonial, ele compreende os fatos que movimentam a entidade, classificando as contas de maior liquidez até as de menor.
É interessante que o plano de contas esteja adaptado tanto quanto possível as exigências dos agentes à entidade, por isso o Ativo registra todos os bens de custo, consumo e operações a curto e em longo prazo.
3. OBJETIVOS Fazer com que o discente adquira todos os conceitos e definições necessários adquiridos nas unidades de ensino que versem sobre o tema proposto. Fazer com que os mesmos desenvolvam todas as competências e habilidades adquiridas com as aulas ministradas e o trabalho que será desenvolvido por eles.
.
4. METODOLOGIA
Os métodos utilizados para a elaboração do trabalho foi o acesso aos livros da biblioteca Julio Bordgnon, também através de pesquisas via internet.
Os livros utilizados foram, “ Analises de Balanços, Método Prático análise com 5 índices Básicos” , autor: SAVYTZKY , Taras, “Plano de Contas uma abordagem prática”, autor: SANTOS, Cleônimo dos, e “ Contabilidade Básica Fácil”, autor: RIBEIRO, Osni Moura.
5.RESULTADOS OBSERVADOS
Vimos diante da pesquisa que o Ativo dentro da contabilidade é o artigo de maior importância para a vida em sociedade, pois explica com clareza os rumos que devemos seguir para tomar uma decisão contábil.
Cabe resaltar que, diante dos estudos e leituras feitas, foi notado aspectos no qual nos chamou a atenção e que também se englobam nas cadeias do ativo.
Bem como o detalhamento do “Credito Pessoal”, sendo ele entendido como adiantamento de salários dos funcionários, tendo eles direitos legais.
Dento do estudo foi notado também o projeto de “Florestamento e Reflorestamento das propriedades que pertence a empresa. Locais no qual sofreram algum tipo de desgaste com a força da natureza ou ações humanas, e que são de obrigações da mesma, reflorestar, limpar, capinar e manté-las em determinada ordem.
Foi possível observar também que somente a União faz empréstimos compulsórios nas seguintes determinações: calamidade pública, guerra externa ou eminência.
Dentro do tema “Participações em outras empresas”, foi notado o ágio, que é o valor a mais que é cobrado uma mercadoria ou aplicação financeira e ele nada mais é do que o juros ou lucro obtido na situação em que for aplicado.
Nos intangíveis, notamos que “fundo de comércio, direito ao uso do nome do estabelecimento, carteira de freguês ou contratos como de trabalho, arrendamento e etc, também pertencem a esse grupo”.
Diante disso, foi de extrema importância as informações obtidas nesta pesquisa, pois pudemos ampliar ainda mais o nosso conhecimento acadêmico.
6. DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
O estudo da Teoria da Contabilidade tem uma grande importância para nós acadêmicos, onde podemos entender o conceito do ativo, que compreende os bens e direitos que uma entidade possui em forma de moeda: caixa, banco, imóveis, veículos, equipamentos, mercadorias. O ativo é dividido em Ativo Circulante que são as contas de curto prazo, já o ativo não circulante são as contas de longo prazo. O ativo é a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados.
As contas do ativo são classificas em ordem decrescente do grau de liquidez, mas de acordo com o grau de rapidez de ser convertida em dinheiro, a finalidade de uma empresa é o lucro, e o Ativo é a aplicação de bens e direitos de modo a produzir lucro.
7. CONCLUSÃO
Concluiu-se que o grupo “Ativo” é constituído por quatro grandes subgrupos: Circulante, Realizável a longo prazo, Permanente e Imobilizado. Eles são ordenados de tal forma, que os de maior liquidez permanecem no topo e gradativamente os de menor liquidez vão se alocando mais abaixo, até
que os últimos são estimados como de baixa liquidez. Vale lembrar aqui, que liquidez significa: Facilidade com que um bem ou um título pode ser convertido em dinheiro.
Verificamos
...