Trabalho individual
Por: leidianebraga • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.076 Palavras (13 Páginas) • 387 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
7º SEMESTRE
LEIDIANE DA COSTA LOPES BRAGA
CONTABILIDADE APLICADA
DIVINÓPOLIS MG
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO 03
2. CONTROLADORIA........................................................................................... 04
2.1. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO ÂMBITO DA CONTROLADORIA......... 05
2.2. CONTROLADORIA E OS CUSTOS DA EMPRESA..................................... 06
2.3. FUNÇÕES DA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO................................... 07
3. ESTUDO DO CASO FICTÍCIO DE INCORPORAÇÃO DAS EMPRESAS ALFA S/A E DA EMPRESA BETA S/A.......................................................................... 08
3.1. ELISÃO FISCAL E EVASÃO FISCAL............................................................ 10
3.2. PARECER DE AUDITORIA........................................................................... 11
3.3. BALANÇO PATRIMONIAL REALIZADO COM OS AJUSTES QUE JULGUEI NECESÁRIOS...................................................................................................... 12
3.4. PARECER SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS EMPRESAS ALFA S/A E DA EMPRESA BETA S/A............................................................................................ 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
LEIDIANE DA COSTA LOPES BRAGA
CONTABILIDADE APLICADA
Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual individual relativa ao 7º Semestre, Portfólio para as Disciplinas de:
Perícia, Auditoria e Atuária.
Agnaldo Pereira
Régis Garcia
Controladoria
Regiane Alice Brignoli Moraes
Planejamento Tributário
Fábio Rogério Proença
Tutora eletrônica:
André Eugenio B. Costa
Tutor(a) de sala:
Pedro Melo.
Divinópolis
2015
1. Introdução
Este estudo tem por finalidade explicar de maneira clara e objetiva como a
Controladoria é útil dentro das organizações.
Nele é exposto a função, os objetivos e qual a meta da Controladoria e do Controller, na administração das empresas, nos processos decisórios, nas fusões, cisões e incorporações.
Neste estudo também tem explicações sobre o Planejamento Tributário, Elisão Fiscal e Evasão Fiscal, mostrando os pontos positivos de um planejamento bem feito e os pontos negativos de agir na ilegalidade junto às autoridades fiscais.
2. CONTROLADORIA
A Controladoria surgiu no início do século XX, a partir das novas necessidades de geração de informações para a tomada de decisão dos gestores das grandes corporações norte-americanas, para atender aos diversos usuários em um ambiente marcado por constantes mudanças.
No Brasil, estima-se que a Controladoria surgiu na década de sessenta, juntamente com a instalação das multinacionais norte-americanas no país.
O conceito de Controladoria não é claramente definido, segundo Borinelli (2006) estudar a Controladoria não é fácil porque não há um consenso sobre quais são as suas funções. Carvalho Jr e Rocha (2008) mapearam a definição dada à Controladoria por pesquisadores brasileiros através de pesquisas publicadas no Brasil e identificaram que a palavra Controladoria está vinculada a três definições: órgão administrativo, área do conhecimento humano e função gerencial.
Embora a Controladoria seja uma evolução da Contabilidade (MARTIN, 2002), a interação da empresa com suas variáveis ambientais não podem ser suportadas apenas por conceitos de contabilidade, administração e economia. (CAGGIANO e FIGUEIREDO, 2006). As relações são sustentadas por conceitos multidisciplinares e é sobre esses aspectos que o conceito de Controladoria como ramo de conhecimentos se apoia.
Segundo Mosimann et al. (1993, p 99) a Controladoria pode ser conceituada como um conjunto de princípios, procedimentos e métodos das Ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia.
Segundo Padoveze, apud Catelli (2010), a Controladoria tem por objetivo a identificação, mensuração, comunicação e decisão relativas aos eventos econômicos. Ela deve ser a gestora dos recursos da empresa, respondendo pelo lucro e pela eficácia empresarial. Para atingir o lucro e eficácia empresarial, é basilar que a Controladoria participe do Planejamento Tributário, visto que a carga tributária do país é elevada e o impacto deles é determinante no resultado de seus negócios. Gil ET al (2011).
2.1. Planejamento Tributário no âmbito da Controladoria
A abordagem de estudo da gestão tributária na Controladoria é um aspecto muito importante nas
...