Tributos incidentes sobre lucros de empresas que optam pelos regimes lucro real e lucro presumido
Pesquisas Acadêmicas: Tributos incidentes sobre lucros de empresas que optam pelos regimes lucro real e lucro presumido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: theanother • 5/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 683 Palavras (3 Páginas) • 567 Visualizações
Sumário
1 TEMA 2
2 PROBLEMA 3
3 JUSTIVICATIVA 4
4 OBJETIVOS 5
4.1 OBJETIVO GERAL 5
4.1.1 Objetivos específicos 5
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
6 METODOLOGIA 6
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 6
1 TEMA
Tributos incidentes sobre lucros de empresas que optam pelos regimes lucro real e lucro presumido.
2 PROBLEMA
Como a escolha do regime de tributação influencia no montante de tributos e o conseqüente impacto sobre os lucros.
3 JUSTIFICATIVA
A carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo e o sistema tributário nacional também é muito complexo. As empresas cada vez mais investem em capital humano e tecnologia para fazer uma gestão tributária mais eficiente.
Nesse sentido, esse trabalho visa a ajudar a compreensão da lógica de tributação dos tributos incidentes sobre o lucro das empresas optantes pelos regimes de tributação lucro real e lucro presumido e, com base nessa compreensão, poder auxiliar na melhor gestão tributária.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste trabalho é explicar a lógica de tributação dos tributos incidentes sobre o lucro das empresas, tendo em vista os regimes de tributação lucro real e lucro presumido, e mostrar suas possibilidades de apuração.
4.1.1 Objetivos específicos
Explicar os regimes de tributação lucro real e lucro presumido para o IRPJ e seu equivalente para a CSLL.
Mostrar como a escolha do regime de tributação do IRPJ condiciona o regime da CSLL e a incidência do PIS/COFINS.
Explicar o impacto destes tributos sobre o lucro nos dois regimes de tributação apresentados.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 TRIBUTOS
A instituição do Estado pela sociedade aconteceu pela necessidade das pessoas de poderem amparar-se por leis que regulamentem a vida em sociedade. Para tal o Estado goza de prerrogativas outorgadas a ele para que, em contrapartida, o bem comum seja alcançado.
Para que a máquina administrativa do Estado funcione ele precisa de recursos, são as receitas do Estado. As receitas do Estado são classificadas em receitas originárias, quando o Estado angaria mediante atividades comuns aos particulares, e receitas derivadas, obtidas com atividades típicas de Estado,
...