Unidades de produção equivalentes
Projeto de pesquisa: Unidades de produção equivalentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 280 Visualizações
SUMÁRIO
1- Introdução................................................................................................5
2- Definição Conceituais.............................................................................6
2.1- Critérios de Rateios dos Custos Indiretos..........................................6
2.1.1-Custeio por Absorção.........................................................................7
2.1.2- Produtos em Processo......................................................................8
2.1.3-Produtos acabados.............................................................................8
3- Unidades Equivalentes de Produção.....................................................8
4-Formação do Preço de Venda..................................................................9
4.1- Com base nos Custos...........................................................................9
4.2-Com base no mercado.........................................................................10
5- Análise custo/volume/lucro...................................................................11
5.1- Margem de Contribuição.....................................................................11
5.2-Ponto de Equilíbrio...............................................................................11
6- Importância de um sistema integrado para gerar informações.........12
7-Demonstrações Contábeis.....................................................................12
8- Conclusão...............................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal objetivo fazer um levantamento geral das várias áreas da Contabilidade e como esta atua juntamente com as empresas, indústrias, consumidor e mercado.
Utilizando de métodos avançados na área de informação e sistema pode-se perceber a evolução e eficiência que a contabilidade pode-se dispor ao demonstrar suas obrigações, passando credibilidade e precisão em seus registros.
A formação dos custos de vendas, lucros, análise de preços e rentabilidade dos produtos industrializados será compreendido através de informações geradas pela contabilidade para um melhor desempenho das empresas, que tomará decisões seguras para suas organizações.
Ciências Atuariais; Controladoria; Planejamento Tributário e Auditoria
Tema: Áreas de Atuação
As ciências atuariais ou atuária caracteriza-se pela análise de expectativas e riscos financeiros e econômicos relacionados a seguros e pensões. Sua metodologia baseia-se em teorias econômicas que analisam os riscos e projetam dados num contexto empresarial e individual. Surgiu a partir de estudos sobre a mortalidade da população há 150 anos na Inglaterra e foi no século XX que se expandiu esse estudo, fazendo com que houvesse uma grande inserção das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro oferecendo programas de seguro de vida e outras especializações. Os estudos atuárias dividem-se em vida e não vida: Vida trata-se das questões em longo prazo como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. Não vida é o contrário, ou seja, curto prazo como carros, casa, cargas de produtos e responsabilidade civil. O objetivo das ciências atuariais é desenvolver estratégias ao detectar os problemas e assim a possível implantação de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração de riscos. O atuário é preparado para calcular e administrar riscos. O profissional atua em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros. A profissão no Brasil é disciplinada pelo Decreto- Lei nº806 de 4 de setembro de 1969 e pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 que dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Profissão de Atuário. O órgão regulamentador IBA- INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA é uma sociedade civil que congrega os atuários cujo objetivo é a cooperação com o Estado, no campo de atuação do profissional de Atuária e na implantação da técnica atuarial.
A Controladoria surgiu no inicio do século XX com as necessidades de novas fontes de informação para a tomada de decisão dos gestores americanos. No Brasil surgiu com a vinda das multinacionais americanas. O papel da controladoria é assessorar os gestores da empresa, estudando alternativas econômicas, além de integrar informações e reportá-las para facilitar a tomada de decisão. O setor de controladoria deve se preocupar com a análise do ambiente empresarial, pois é nele que estão as bases estratégicas as quais correspondem aos planos de ação e disposição de recursos. Ter um setor de controle dentro das empresas é cada vez mais indispensável, o Controller que exerce essa função possui um amplo conhecimento na área administrativa com suas estratégias e mecanismo organizacional que permite detectar problemas e fragilidades para os gestores com campo administrativo, como também tem um amplo conhecimento da contabilidade saberá com exatidão os pontos econômicos e financeiros que precisam ou devem controlados, torna-se assim muito importante a controladoria na rotina das grandes empresas, para continuar em crescimento e alcançado os objetivos dos gestores.
4. Conclusão
De uma forma teórica o que se apresenta neste trabalho, é o surgimento de novas formas de controles percebido pela área contábil, até as demonstrações obrigatórias exigidas pelo setor fiscal de contabilidade.
A contabilidade industrial e gerencial surgiu da necessidade dos usuários internos conhecerem melhor seus produtos podendo tomar decisões práticas e rentáveis para suas organizações. Conhecendo a formação dos preços de venda de um produto, o lucro e as despesas que este pode acarretar, as margens de contribuição, enfim uma análise geral dos produtos comercializados.
O conhecimento de todos os critérios que envolvem as atividades comerciais, industriais foi mais bem compreendida através de informações geradas por sistemas de softwares que fornecem dados completos para agilizar os processos contábeis.
Contabilidade Gerencial, Industrial de Custos e Sistema de Informação atualmente é indispensável para o setor empresarial e fiscal que analisa todas as demonstrações geradas pelo contador.
Tendo um sistema de contabilidade bem formado as organizações conseguem perceber suas atividades de forma clara para tomada de decisões que beneficiem seu patrimônio.
5. Referências Bibliográficas
http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=210 às 15:30 de 14/05/2014
http://www.aedb.br/seget/artigos07/1149_1149_Artigo2_Controladoria_Seget_Autores.pdf às 16:05 de 14/05/2014
...