Verificar o saldo
Tese: Verificar o saldo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elainevaniele • 15/11/2013 • Tese • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 543 Visualizações
1 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
O balancete de verificação é a relação de contas com seus respectivos saldos extraídas dos registros contábeis em determinado período, tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente.
O balancete de verificação é o passo seguinte do razão ou, demonstrando o saldo de todas as contas lançadas no mesmo.
Sua regra fundamental é:
Para todo debito lançado numa conta haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta. Portanto não haverá saldo devedor sem saldo credor.
É possível lançar um débito e vários créditos, vários débitos e vários créditos, portanto a soma de todos os débitos de um lado e de todos os créditos do outro, devem expressar o mesmo valor.
Tem seu dispositivo legal pela resolução do conselho federal de contabilidade No. 685/90, de 14 de dezembro de 1990, que aprova por meio do artigo 1º a norma brasileira de contabilidade técnica 2.7.
Sua periodicidade deverá ser mensal e o seu grau de detalhamento deverá ser adequado com sua finalidade.
Comumente o balancete é levantado em dois momentos:
Balancete de verificação inicial É o balancete levantado antes da apuração e encerramento do resultado do exercício. Sua abrangência inclui as contas de despesas e receitas. É chamado de inicial por estar sujeito a ajustes como: depreciações, rateios, provisões etc.
Balancete de verificação final¬¬ É o balancete levantado após a apuração, distribuição e encerramento do resultado do exercício. Sua abrangência não inclui as contas de despesas e receitas, visto que seus saldos estarão zerados pelo encerramento e transferência para o patrimônio liquido.
O balancete é um demonstrativo do saldo de todas as contas lançadas no livro Razão, sua finalidade é confirmar se a soma dos saldos devedores é exatamente igual á soma dos saldos credores.
Ele pode ser de quatro tipos: balancete com duas colunas, balancete com quatro colunas, balancete com seis colunas, balancete com 8 colunas.
O Balancete Analítico apresenta de forma simplificada os saldos das contas patrimoniais e de resultado de um determinado período. As instituições financeiras, como bancos, levantam balancetes diários em razão da grande quantidade de lançamentos, permitindo assim a detecção de erros. Porém há erros que o balancete não consegue detectar um exemplo é a inversão de lançamento de débito por crédito e de crédito por débito, simultaneamente. Pode-se concluir que o balancete de verificação nem sempre detectara os erros nos registros contábeis, pois ele é bastante limitado no que tange a identificação de erros de lançamento, no entanto ele tem se tornado um poderoso instrumento para tomada de decisões, pois o resultado financeiro e econômico de uma determinada empresa pode ser apresentada por um determinado período sem a necessidade de estruturar um balanço patrimonial.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO-DRE
A DRE é uma demonstração financeira que evidencia o resultado apurado pela companhia, por meio do confronto entre as receitas, as despesas e os custos.
O resultado apurado (lucro ou prejuízo) é transferido para o Balanço Patrimonial-BP, mais precisamente para o grupo do Patrimônio Liquido, na conta LUCRO ou PREJUIZO DO EXERCÍCIO. Por isso existe uma correlação entre BP e a DRE.
As contas de receitas e despesas que compõem a DRE são chamadas CONTAS DE RESULTADO, justamente porque uma vez confrontadas, apresentam o resultado do exercício. Posteriormente, seus saldos são zerados, ou seja, não acumulam RECEITAS e DESPESAS de um ano para o outo.
Segue lucro apurado relativo a COMPANHIA BETA, antes do Imposto do Renda e Contribuição Social sobre o lucro.
Lucro apurado antes do Imposto de Renda e da Contribuição social sobre o lucro.
3 BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que demonstra quais os bens direitos e obrigações como também o seu patrimônio liquido.
É divido em: ativo, passivo e patrimônio liquido.
O ativo e divido em circulante e não circulante.
Circulante: são disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Não circulante que são os recursos que ocorrera em prazo maior que o exercício seguinte, ou seja, seus prazos ocorrerão após mais de 12 meses.
É dividido em quatro grupos: Realizável a longo prazo, Investimento, Imobilizados, Intangível.
O passivo é dividido em circulante e não circulante esses grupos se se diferenciam exatamente pelos mesmos critérios dos prazos e vencimento relativos á data do encerramento do Balanço Patrimonial: pertencem ao circulante as contas relativas a obrigações vincendas nos 12 meses imediatamente subsequentes a esta data, e ao exigível a longo prazo aquelas com datas posteriores a esse período.
O
...