A ÉTICA NOS DIAS DE HOJE
Por: José Espírito Santo • 23/6/2019 • Trabalho acadêmico • 585 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
A ética nos dias de hoje / Por Joesanfil
O sentimento de ética deveria ser um instrumento norteador das ações de todo ser humano, como ferramenta a sinalizar os rumos para uma vida de harmonia e a evitar percalços. Conforme Korac-Kakabadse e colaboradores que afirmavam em 2002: “À primeira vista, parecem ser uma questão de cortesia e bom senso, mas, como veremos, os temas éticos muitas vezes geram complexidade e um dos desafios do comportamento ético é que ele reside na zona indefinida onde não existem dicotomias claras entre o certo e o errado”.
Em pleno século XXI, a sociedade tem seguido caminhos não recomendados, gerando conflitos sociais, inclusive, em alguns casos, o fundamentalismo religioso de várias matizes.
Em razão disso, a nossa capacidade de pensar, planejar e elaborar projetos, que visem o bem estar, muita das vezes fica comprometido. Um exemplo negativo e evidente, as notícias falsas, que atualmente encontraram nas redes sociais, um território fértil, deixando a ética completamente de lado, onde as pessoas se expressam sem o mínimo cuidado em conferir a veracidade e idoneidade das fontes sobre qualquer tema.
Mas o pior, ainda contribuem propagando essas notícias falsas, sem a mínima preocupação se aquela “matéria” vai impactar negativamente na vida de outras pessoas, grupos ou até mesmo nos destinos da nação. Suas consequências têm sido danosas e o desmoronamento da sociedade em seus valores éticos são claros e evidentes. Com isso conflitos se estabelecem.
Ainda tem um detalhe determinante, que fere profundamente a questão ética, uma vez que se pressupõe que eticamente falando, deve-se ter permissão da outra parte a qualquer coisa que se diga e, neste caso, nas redes sociais isto não é observado, infelizmente, meramente um detalhe.
Outro detalhe que não escapa aos olhos de um bom e imparcial observador e que está ligado à ética, é a tão propalada e badalada corrupção mostrada em reportagens muitas das vezes sensacionalistas e em alguns casos, tendenciosas, por algum meio de comunicação.
O curioso é que se uma pessoa for abordada, enfática ela irá condenar a corrupção e, claro, ninguém em sã consciência irá defendê-la. Porém, a corrupção é quase endêmica no seio da sociedade, senão, vejamos: furar fila; fingir que está dormindo no assento dos idosos; falsificar carteirinha de estudante para pagar meio entrada; pagar propina em auto-escola para passar no exame; comprar CD, DVD, bolsa, tênis, roupa e tantos outros artigos piratas, lembrando que pirataria é crime; comprar curtidas nas redes sociais para parecer ser mais popular; passar nota falsa para frente e ainda justificar dizendo que foi outra pessoa que passou pra mim; colocar no currículo atividades que não sabe executar ou habilidades que não possui.
Diante desta realidade, a ética no futuro será fruto do seu tempo e sobre ela nada podemos antecipar, senão expressarmos a consciência, de que estamos diante de uma norma absolutamente transitória, construída a partir do que se considera hoje um padrão mínimo de conduta. Nosso crescimento e amadurecimento decerto hão de permitir passos mais largos no sentido de aprimorá-la. Para tanto, homens e mulheres, devem engajar-se desde já, numa campanha sem trégua diante das tentações fáceis das redes sociais, a sensação de uma liberdade
...