A Ética Protestante e o Capitalismo
Por: Henriquefacto • 12/6/2015 • Resenha • 269 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
A Ética Protestante e o Capitalismo
1-INTRODUÇÃO
Max Weber na Obra "A Ética Protestante e o Capitalismo", disse: "O trabalho dignifica o homem". Esta sua afirmação tem sido muito discutida.
Embora o trabalho tenha o potencial de nos proporcionar benefícios ou dignidade, infelizmente nem todos os trabalhadores sentem-se dignos com o que o trabalho os proporciona.
Isto acontece, porque vivemos em um mundo imperfeito onde, nem todos os trabalhadores conseguem conquistar o necessário para sentirem-se reconhecidos, valorizados, livres do stress diante do futuro.
O 1º PODE SER ASSIM TB:
A princípio, Max Weber questiona as razões pelas quais os meios de administração do capital encontram-se no comando quase exclusivo de indivíduos adeptos do protestantismo. Para tanto, isto é, interrogando tal fato observável em sua época, Weber apoia-se em dados históricos, visando, com isso, a obtenção de respostas. Construindo um painel histórico-comparativo entre as especificidades do protestantismo, bem como do catolicismo, Weber extrai, então, o campo argumentativo que visa comprovar a burocracia religiosa como uma das principais determinantes na formação e na estruturação históricas do sistema capitalista.
2- PROBLEMÁTICA
Como funciona a ética protestante no contesto capitalista, quais influências as mesmas exercem na vida dos cidadãos e sociedade.
3- JUSTIFICATIVA
Torna-se de suma importância tomar conhecimento sobre esse assunto para que possamos ter uma visão mais elaborada acerca dos nossos valores morais, éticos, e religiosos, entender melhor de onde vem esses mesmos e qual sua aplicação no dia-a-dia.
4- OBJETIVO
Conhecer melhor o capitalismo e suas influencias sobre nossas vidas.
5- METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando todo acervo disponível de livros na biblioteca e internet.
...