A ATUALIDADE DA OBRA O PRÍNCIPE DE NICCOLÓ MACHIAVELLI
Por: Elves André • 29/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.919 Palavras (8 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
ELVES ANDRÉ RODRIGUES
LUCAS VIANA COUTINHO
OTAVIO SANTOS TORRES
A ATUALIDADE DA OBRA O PRÍNCIPE DE NICCOLÓ MACHIAVELLI
Maceió
2017
UFAL — Universidade Federal de Alagoas[pic 4]
Período: 1º
Aluno: Elves André Rodrigues, Lucas Viana Coutinho e Otavio Santos Torres
Disciplina: Ciência Política e do Estado
Professor: Tácito Yuri de Melo Barros
Tema : A Atualidade da Obra O Príncipe de Niccoló Machiavelli
Maceió
2017
- INTRODUÇÃO………………………………………………………………………4
- BIOGRAFIA DE VLADIMIR PUTIN………………………………………………5
- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER IDEAL SEGUNDO NICCOLÓ MACHIAVELLI..............................................................................................7
- CARACTERÍSTICAS EM COMUM APRESENTADAS TANTO POR PUTIN, COMO EXPRESSADAS NA OBRA O PRÍNCIPE……………………………………………………………………........9
- CONCLUSÃO………………………………………………………………….…11
- REFERÊNCIAS………………………………………………………………..…12
- INTRODUÇÃO
Este trabalho visa fazer uma análise comparativa entre o atual presidente russo, Vladimir Putin e as características de um líder ideal, expressado na obra O Príncipe de Niccoló Machiavelli.
O líder perfeito exposto em O Príncipe apareceu em diferentes épocas. Desde Alexandre “O Grande”, passando por Júlio César até chegar nos tempos modernos, marcado pela genialidade do líder da Rússia, Vladimir Putin. O atual presidente desse país possui mais de 15 anos no poder, nunca chegando a perder o apoio da população. Suas ações tão polêmicas são exemplos de sua “virtu” inabalável, usada sempre em prol do benefício do seu país e da sua manutenção no poder.
O presente trabalho será dividido em três partes, onde na primeira será apresentado a bibliografia do presidente russo, na segunda parte, será exposto as características de um líder ideal Segundo Machiavelli e por ultimo, encontrar-se-á as características em comum entre o líder perfeito e o Putin, em consonância com o livro O Príncipe.
Objetiva-se por meio desse trabalho a constatação da presença no século XXI, das ideologias maquiavélicas no cenário politico internacional, por meio das ações e da conduta de Putin.
- BIOGRAFIA DE VLADIMIR PUTIN
Vladimir Putin (1952) é o atual presidente da Rússia, iniciou seu terceiro mandato em 2012. Ao exercer dois mandatos consecutivos (2000-2004 e 2004-2008) tornou-se o presidente que mais tempo permaneceu no cargo depois da dissolução da União Soviética.
Vladimir Vladimirovich Putin (1952) nasceu em São Petersburgo, antiga Leningrado, na Rússia, no dia 7 de outubro de 1952. Estudou Direito na Universidade Estadual de Leningrado, concluindo o curso em 1975. Fiel servidor do Partido Comunista ingressou no Serviço de Espionagem Russo, o KGB, sendo designado como agente em Dresden, na Alemanha Oriental, onde permaneceu até a queda do muro de Berlim, em 1989.
Ao regressar para Leningrado, passou a ocupar o cargo de conselheiro de Anatoli Sobchak, presidente da Câmara Municipal de Petersburgo, que conhecera nos tempos da universidade. Em 1991, após o golpe de estado contra o então presidente Mikhail Gorbatchov, Putin deixa a KGB com a patente de coronel, mas continua a fazer parte do Partido Comunista.
Em 1994, Vladimir Putin passou a exercer a função de vice-prefeito de São Petersburgo, sendo responsável pela área de investimentos, parceria com empresas estrangeiras e instituições de empresa mista.
Em 1996, depois da derrota de Sobchak, nas eleições, Putin se muda para Moscou e assume o cargo de administrador do governo do presidente Boris Yeltsin. Em agosto de 1998 foi nomeado diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB), antigo KGB.
Em agosto de 1999 é nomeado primeiro-ministro, mas com a renúncia de Boris Yeltsin, em 31 de dezembro, Putin torna-se presidente interino da Rússia. Em 2000, Vladimir Putin vence as eleições para presidente, com mais da metade dos votos. Foi reeleito em 2004, para o segundo mandato.
No final de 2007, não podendo se reeleger, indicou como sucessor seu primeiro-ministro Dmitri Medvedev, que iniciou seu mandato em 2008, e nomeia Putin para primeiro-ministro. Em setembro de 2011, Vladimir Putin foi novamente eleito para presidente, iniciando seu primeiro mandato em 2012, com fim previsto para 2018.
- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER IDEAL SEGUNDO NICCOLÓ MACHIAVELLI?
Niccoló Machiavelli produziu sua obra, O Príncipe, com vistas à questão da legitimidade e exercício do poder pelo governante. A legitimação do poder seria algo fundamental para a questão da conquista e preservação do Estado, cabendo ao bom rei (ou bom príncipe) ser dotado de virtú e fortuna, sabendo como bem articulá-las. Enquanto a virtú dizia respeito às habilidades ou virtudes necessárias ao governante, a fortuna tratava-se da sorte, da condição dada pelas circunstâncias da vida. Para Maquiavel “...quando um príncipe deixa tudo por conta da sorte, ele se arruína logo que ela muda. Feliz é o príncipe que ajusta seu modo de proceder aos tempos, e é infeliz aquele cujo proceder não se ajusta aos tempos. ” (MAQUIAVEL, 2002, p).
A conduta moral e a ideia de virtude como valor para bem viver na sociedade não poderiam ser limitadores da prática política. O que se deve pensar é que o objetivo maior da política seria manter a estabilidade social e do governo a todo custo, uma vez que o contexto europeu era de guerras e disputas. “Um príncipe não deve, portanto, importar-se por ser considerado cruel se isso for necessário para manter os seus súditos unidos e com fé. Com raras exceções, um príncipe tido como cruel é mais piedoso do que os que por muita clemência deixam acontecer desordens que podem resultar em assassinatos e rapinagem, porque essas consequências prejudicam todo um povo, ao passo que as execuções que provêm desse príncipe ofendem apenas alguns indivíduos” (MAQUIAVEL, 2002, p 97.). Dessa forma, a soberania do príncipe dependeria de sua prudência e coragem para romper com a conduta social vigente, a qual seria incapaz de mudar a natureza dos defeitos humanos.
...