A Administração Doméstica
Por: guimaraes-10 • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 8.983 Palavras (36 Páginas) • 380 Visualizações
FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Violência Doméstica
São Paulo
27/05/2014
Faculdade Carlos Drummond de Andrade
Violência Doméstica
Trabalho apresentado a matéria de Psicologia do Direito Para a obtenção de nota de TGI.
Profa. Ms.Sandra Raschini Alves
Alunos:
Abgail de Andrade
Elaine Shiroma
Sandra Mª. de Carvalho Tavares
Tonny Magera Novello
São Paulo
27/05/2014.
SUMÁRIO
Prólogo 4
Resumo 5
Tipos de Violência 6
A Psicologia Jurídica e o Direito de Família 7
O Direito de Família até 1988 8
A Psicologia Jurídica e o Direito Civil 9
A Psicologia Jurídica e o Direito Penal 10
Mediação 11
Imputabilidade 11
A Psicologia Jurídica e o Direito do Trabalho 12
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Anexo 15
“A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano”.
João Paulo II
Resumo
Até meados do século XX, a Violência Doméstica era tratada como um problema privado, individual, alienado da sociedade, a sabedoria popular até então era implacável “Em briga de marido e mulher, não se deve meter a colher”, então ela surge como um problema social e jurídico.
A sociologia discute as razões da violência, a psicologia busca as soluções, a assistência social em um esforço conjunto a outros profissionais da saúde visam minimizar suas conseqüências, o Direito tenta intervir de forma a ditar regras comportamentais, preservar a integridade física e moral da pessoa vitimada, através de intervenções jurídicas, porem uma postura cultural milenar não se altera do dia pra noite.
É um trabalho árduo e extenso que depende de toda uma série de fatores e de conscientização, que mesmo dentro de sociedades mais evoluídas insiste em estar presente.
O presente trabalho visa explanar as formas como a Psicologia e o Direito em conjunto vêm procurando atuar de maneira complementar nas decisões jurídicas e sociais, para que se possa ter uma compreensão mais ampla da realidade que cerca as situações de violência doméstica na família, buscando participar na promoção da cidadania nestes casos.
TIPOS DE VIOLÊNCIAS
A Violência Pessoal é aquela na qual há a intenção de causar dano físico e/ou psicológico a uma pessoa ou grupo, caracterizada pelo abuso físico, sexual, emocional, psicológico através de ameaças e ações que visam assustar, intimidar, aterrorizar, manipular, ferir e insultar o outro;
...