A BUSCA DE UM ETHOS PLANETÁRIO
Por: thais10021997 • 17/10/2016 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 524 Visualizações
A BUSCA DE UM ETHOS PLANETÁRIO
4 - ETHOS MUNDIAL A PARTIR DOS POBRES
Segundo o livro de Leonardo Boff “A busca de um ethos Planetário”, traz em sua introdução o significado de ETHOS, que é a morada humana fundamentalmente no sentido existencial, subjetivo, onde nos sentimos seguros. E ética, que é um conceito construído através das relações interpessoais, dentro ou fora da nossa “moradia”. Surge então a questão de qual Ethos permite que nós vivamos juntos, mesmo em distintos lugares, mesmo distantes, como também diferentes culturas para que busquemos a paz entre “as nações”, ou até mesmo Justiça, entre todas as pessoas, chamado de ETHOS PLANETÁRIO, o que envolve todo o planeta terra.
O Capitalismo, e a injustiça social, formam obstáculos para que conquistemos a chamada “casa comum”, esse ETHOS PLANETÁRIO.
De acordo com Enrique Dussel, o Ethos planetário, surge através dos pobres, parte essa excluída do meio social, que vive ás margens de uma sociedade, onde o discurso ético existente é o seletivo, e não universal. Assim se olharmos primeiro os pobres, incluindo-os, e colocando eles como parte de um todo, estaríamos atingindo um objetivo, que é a busca de um ETHOS UNIVERSAL.
Parte essa do texto, que mais me indintifiquei, pois nela é relatado um grande problema social, que é a exclusão de certas partes de uma sociedade, não só os pobres, mas aqueles que vivem as margens. Assim posso concluir que um discurso realmente ético é atingido através da visão mais humanista de toda uma sociedade.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CULTURA RELIGIOSA II
A busca de um Ethos Planetário
Thais Oliveira Lara
4º Período / Direito – Noite
Contagem, 21 de Setembro de 2016.
...