A DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
Por: Brunoo Francisco • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
Atps de Fenomenos de transportes
DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS.
Passo 1
Pesquisar em livros da área, as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.
Resposta:
Podemos observar numerosas aplicações de mecânica em um automóvel. Todos os componentes associados ao transporte de combustível do tanque aos cilindros- tubulação de combustível, bomba de combustível, injetores de combustível, ou carburador-, bem como a mistura do ar com o combustível nos cilindros e a descarga dos gases na combustão dos tubos de exaustão são analisados usando-se a mecânica dos fluídos. A mecânica dos fluídos também é usada no projeto de sistema de aquecimento e ar condicionado, dos sistemas do freio hidráulico, da direção hidráulica, da transmissão automática e do sistema de lubrificação, no projeto do sistema de refrigeração no bloco do motor, incluindo o radiador e a bomba d’água, e ate dos pneus. A forma aerodinâmica suave dos modelos de automóveis recentes é o resultado dos esforços para minimizar o arrasto por meio do uso extensivo da análise do escoamento sobre superfícies.
Passo 2
1) Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa seja colocada no chão (por questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deva ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.
Resposta: Para facilitar o bombeamento da gasolina, a garrafa Pet deve ficar no chão, pois assim haverá uma diferença de altura entre o tanque e a garrafa, de tal forma que a pressão gerada irá “empurrar” o líquido para a garrafa Pet.
2) Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.
Resposta:O inicio do bombeamento de gasolina deve ser feito como sugeriu Matheus, com a garrafa colocada no chão por motivos de segurança e pelo fato do liquido escoar mais rápido.
Irei demonstra em etapas como fazer o bombeamento de modo correto e seguro:
1. Pegue um galão de gasolina ou um recipiente que possa ser fechado após o bombeamento, pois é perigoso transporta gasolina em recipiente aberto.
2. Coloque o galão de gasolina no chão, perto da porta do tanque.
3. Insira uma ponta do tubo dentro do tanque. Assopre na outra ponta e escute as bolhas no tanque. Isso te avisará que a outra ponta está abaixo da linha da gasolina, onde deve estar.
4. Fique ao lado do veículo e coloque a outra ponta do tubo na boca.
5. Coloque seus dedos em volta do tubo perto da sua boca, para ficar pronto para tapá-lo antes da gasolina chegar na sua boca.
6. Sugue e veja a gasolina subir pelo tubo. Tape o tubo um pouco antes que a gasolina chegue na sua boca.
7. Tire o tubo da boca sem soltar o dedo que está tapando a ponta. Se ver bolhas de ar, solte o dedo para que a gasolina volte para o tanque e comece de novo.
8. Coloque a ponta dentro do recipiente e solte o dedo. A gasolina deve começar a fluir para o recipiente.
9. Retire a ponta que está no tanque quando estiver perto da quantidade que deseja transferir.
10. Retire a ponta do recipiente quando toda a gasolina tiver sido transferida.
Passo 3
Pesquisar, em livros da área, revistas, jornais ou sites da Internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura. Em dias quentes a temperatura ambiente aumenta isso causa uma dilatação do volume da gasolina.
Resposta:
A densidade da gasolina é inversamente proporcional ao seu volume, ou seja, se o volume aumentar a densidade diminui em dias quentes a temperatura ambiente aumenta causando a dilatação do volume da gasolina, que leva a diminuição da sua densidade, o calor, nada mais é que energia, quando está quente, mais energia as moléculas recebem, quanto mais "energizadas" mais agitadas elas ficam, a agitação faz com que as moléculas fiquem mais dispersas se mexam mais, assim elas vão querer ocupar um espaço maior como a densidade é a relação entre a massa e o volume, o mesmo numero de moléculas no frio, ocupa muito menos espaço que no quente. A viscosidade e densidade não estão relacionadas. Os líquidos com viscosidades semelhantes podem apresentar densidades muito diferentes. Podemos concluir que quanto maior a densidade, menor a viscosidade, quando maior a elevação de calor, menor sua viscosidade.
Passo 4
1) Calcular a massa de combustível presente no carro, considerando que o tanque deles está com 80% do volume máximo. Considerar a densidade da gasolina de 750 kg/m3.
Resposta -(1) Tanque cheio=60L
60 ________100% d= 750Kg/m³ = d=m/v
XL ________80% m= d.v
X.100 =80.60 m= 750. 4,8x10-2
X= 80.60/100 m= 36 Kg
X= 48L = 4,8X10-2
2) Calcular também qual o volume em massa de combustível, que João Paulo precisará colocar na caminhonete para conseguir chegar ao próximo posto de combustível.
Resolução:
1L______ 8Km 8X= 24
R: 3X10-3m³
XL ______ 24Km X= 24/8 = 3L
Calculando em massa:
m=.v = 750Kg/m³ . 3x10-3= 2.250Kg
Resposta:
...