A Descrição das definições de globalização
Por: anetikerulim • 9/5/2015 • Relatório de pesquisa • 539 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
Descrição das definições de globalização
A globalização traduz o extraordinário desenvolvimento das relações econômicas em nível mundial, que se deu a partir dos anos 80, onde inicialmente se deu a partir da expressão de Levitt, a convergência de mercado do mundo inteiro, um movimento complexo de abertura de fronteiras económicas e de desregulamentação, que permitiu às atividades económicas capitalistas estender o seu campo de ação ao conjunto do planeta.
Nos anos 90 com o desmoronamento do bloco soviético e o aparente triunfo plenário do modelo liberal, acompanhou o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e de informação. A globalização constituiu assim, uma nova etapa na evolução do capitalismo industrial, sucedendo assim a internacionalização das firmas e capitais.
Sob o ponto de vista económico, a noção de globalização integra três fenómenos diferentes: o primeiro é o do desenvolvimento rápido dos mercados financeiros mundiais a partir dos finais dos anos 70, estimulados pela desregulamentação dos mercados financeiros e pelo aparecimento de novas tecnologias de informação; o segundo fenómeno é o da mundialização das atividades das empresas, tanto do sector manufatureiro como dos serviços; e o terceiro, de natureza ecológica, traduzindo uma inquietude geral que se desenvolveu a partir dos finais dos anos 80. Estes três fenómenos estão na origem do sentimento de que os poderes públicos não podem controlar o funcionamento da economia e dos mercados, em um mundo onde reina a incerteza, a instabilidade real ou latente.
Segundo a OCDE, a globalização desenvolveu-se em várias fases, a última das quais, a da globalização, corresponde à instalação de verdadeiras redes planetárias, graças aos progressos da tecnologia e dos serviços. Os Estados tornaram-se cada vez mais interdependentes, prisioneiros do "sistema-mundo".
A palavra globalização passou então, a ser intendido como uma realidade mais ampla e complexa, que vai muito além das dimensões econômicas, passando a abranger também a ciência e a tecnologia, as relações sociais, politicas e culturais.
Definição de outsourcing
Outsourcing pode ser entendido como “ transferência de produção de bens ou serviços que eram realizados internamente para parceira externo (ELLRAM; BILLINGTON, 2001, p.142).
Outsourcing significa encontrar parceiros para uma relação bilateral com a finalidade de que este produza bens e serviços adaptados às necessidades específicas do contratante. Não significa apenas a compra de matérias‐primas e mesmo de bens intermediários padronizados. Nota-se ainda que não exista um contrato formal a parceiros, até mesmo porque não garante as tarefas realizadas por parceiros tenham o mesmo empenho, qualidade e especificação daquelas que são produzidas pelo contratante.
Outsourcing já é um fenômeno consolidado mundialmente. Trata-se de uma ação de mão de obra fora da empresa, ou seja, terceirizada.
A diferença de subcontratar recursos ou optar pelo outsourcing, envolve a estratégia de recursos externos para poder desempenhar atividades que eram tradicionalmente desempenhadas por colaboradores internos, com o objetivo de se alcançar vantagens operacionais pré-definidas, que se resumiam na redução de custos e pessoas (SILVA, 2008).
Algumas marcas globais se encaixam no ramo do outsourcing como, por exemplo:
...