TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doação e Empréstimo (acórdão)

Por:   •  17/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE DIREITO

CONTRATOS EM ESPÉCIE

TRABALHO INTEGRANTE DO GRAU B

CONTRATOS: DOAÇÃO E EMPRÉSTIMO

Adjair Peixoto

Fernanda Flores

Matheus Flávio de Pauli

Tatiane Fagundes

Vinicius Kirst Teixeira

        

São Leopoldo

 2016

RESPOSTAS QUESTÃO 3: Em relação à doação com encargo, segue abaixo resposta com indicação numérica da questão.

3.1 – O acórdão acostado ao presente trabalho, sob o 70050185586, do TRIBUNAL DE JUSTIÇA/RS – 18ª CAMARA CIVEL e contempla a discussão sobre doação com encargo, conforme demonstram as respostas das alíneas abaixo:

b) Partes integrantes da demanda com a respectiva identificação do doador e do(s) donatários(s):

Resposta: DOADOR: WALDEMIRO ILVO ARENDT

                 DONATÁRIO: MARIA NAIR LIMA DA SILVA

c) Fatos e motivo: tipo de ação proposta; identificação do(s) bem(s) integrantes(s) da doação, do(s) encargos(s) e  motivação da demanda.

Respostas:

Tipo de ação proposta: Trata- se de uma Apelação interposta por MARIA NAIR LIMA DA SILVA para reformular a sentença que julgou procedente a Ação de Revogação de Doação ajuizada por WALDEMIRO ILVO ARENDT, pelo descumprimento de encargo.

Identificação do(s) bem(s) integrantes(s) da doação: Um terreno urbano com uma casa de madeira, matriculados sob o número 9970 no Cartório de Registro de Imóveis de Ibirubá.

Dos Encargos: O encargo era que a donatária assumia o compromisso de prestar gratuitamente ao doador, seu convivente, enquanto este viver, toda a assistência, ajuda e cuidado quer na saúde e na doença, em casa ou hospitalizado, promovendo toda a assistência moral, médico-hospitalar, farmacêutica e outros, bem com a preparação de alimentos, cuidado do vestuário, limpeza e conservação da casa, tratando e atendendo sempre o doador com atenção, respeito, carinho, dedicação, compreensão e mais as obrigações próprias e mútuas dos conviventes, referidas na lei 9278 de 10.05.1996; bem como que a donatária fosse residir com o doador, a partir da data da doação, seja no imóvel doado ou em outro que o doador fixar residência.

Motivação da demanda: A demanda foi interposta porque a donatária deixou de cumprir integralmente com as condições impostas no contrato, abandonando o lar conjugal e relacionando-se com outras pessoas. O doador, oportunizou a ela novas chances de voltar para casa, arcando com as despesas de mudança. Entretanto, há mais de três anos, ela saiu de casa e requerente, segundo a relato na exordial, conta somente com a ajuda dos filhos para auxiliá-lo em razão de sua idade avançada.

d) Decisão: procedência ou não da ação – inadimplemento ou não do(s) encargo(s), com seus fundamentos fáticos, probatórios e legais:

Resposta: A decisão do referido acórdão negou a Apelação, pois além de caracterizar o descumprimento das condições interpostas no contrato de doação com encargos, a Donatária assinou um documento declarando que estava ciente de que não estava cumprindo com as condições e concordava com a revogação.

Os relatores tiveram como fundamentos o art. 555 do Código Civil que estabelece a possibilidade de revogação da doação por inexecução do encargo, in verbis:

“A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo.”

Arnaldo Rizzardo assim explica: “Doação modal, ou com encargo. Impõe-se ao donatário um dever, ou incumbência, de satisfazer certa obrigação, seja em favor do que faz a liberalidade, ou de terceiro, ou de interesse geral”.

RESPOSTAS QUESTÃO 4: Em relação à doação inoficiosa, segue abaixo resposta com a respectiva indicação numérica da questão.

4.1 – Acosta-se ao trabalho, a decisão na íntegra do acórdão sob o 70071394753, do TRIBUNAL DE JUSTIÇA/RS – 7ª CAMARA CIVEL o qual contempla a discussão sobre doação inoficiosa, conforme demonstram as respostas das alíneas abaixo:

a) Partes integrantes da demanda com a respectiva identificação do doador e do(s) donatários(s):

Resposta: DOADOR: HERMES MOREIRA NUNES (já falecido)

                   DONATÁRIO: LACENEA GULARTE DA SILVA

                          APELANTE: PAULO CEZAR DOMINGUES NUNES

b) Fatos e motivo: tipo de ação proposta; identificação do(s) bem(s) integrantes(s) da doação e a motivação da demanda.

Respostas:

Tipo de ação proposta: Trata-se de uma Apelação contra sentença de 1º grau que julgou improcedente a Ação Anulatória ajuizada por Paulo Cezar Domingues Nunes contra Lacênea Gularte da Silva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (271 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com