A ENGENHARIA DE ESTRUTURAS: ESTRUTURAS METÁLICAS
Por: João Paulo • 6/11/2017 • Projeto de pesquisa • 727 Palavras (3 Páginas) • 310 Visualizações
FACULDADES SANTO AGOSTINHO-FASA
ENGENHARIA CIVIL
JOÃO PAULO MELO MACIEL
ENGENHARIA DE ESTRUTURAS: ESTRUTURAS METÁLICAS
VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA
2017.2
JOÃO PAULO MELO MACIEL
ENGENHARIA DE ESTRUTURAS: ESTRUTURAS METÁLICAS
Trabalho apresentado como requisito para avaliação na disciplina Metodologia Científica do curso de Engenharia Civil da Faculdade Santo Agostinho-FASA.
Orientadora Prof.ª: Rita
VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA
2017.2
SANDER, Alex; MARTINS, Roberto. Engenharia de Estruturas:
Estruturas Metálicas. São Carlos, nº 20, p. 43 – 74, 2002.
Disponível em:
Acesso em: 25 de out de 2017
João Paulo Melo Maciel
A separação do metal a ser operado nas edificações é um item muito significativo a ser designado no início da obra devido à alta probabilidade de corrosão do metal que pode vir a deteriorar posteriormente o projeto estrutural da obra. É de suma importância o estudo do local onde irá se iniciar a obra, locais onde possam conter: solo insalubre, água com sais minerais, terrenos húmidos podem vir a acometer a fundação, corroendo assim seus metais internos.
O procedimento de galvanização, compreende-se de sobrepor uma camada de zinco (ZN), através de eletrolise a fim de proteger o metal contra intempéries. Deve-se sempre que possível galvanizar o metal a fim de preservar sua integridade contra corrosão. Frequentemente, na origem da corrosão em redes de distribuição de água são fatores como a sua deficiente concepção ou dimensionamento inadequada seleção de materiais e deficiência na montagem e preparação para entrada em serviço.
O metal utilizado em coberturas da obra deve-se receber uma atenção em especial, porque apesar de não estar em contato direto com o solo recebe intempéries de tempo como:
o Humidade: Humidade relativa do ar, chuva (que pode contar altos teores de ácidos)
o Calor: Devido a ação do sol o metal se dilata e contrai variando de tamanho de acordo com suas especificações de dilatação especifica constantemente, o que pode danificar sua estrutura ao longo do passar do tempo.
Os metais, por facilmente conduzirem energia elétrica, devem se manter em distância de uma fonte de eletricidade, como fios desencapados, redes elétricas residenciais e comerciais. Alguns metais por serem melhores condutores elétricos são especificamente usados nas fiações de energia a fim de conduzir energia elétrica para os aparelhos elétricos-eletrônicos, sendo que um exemplo mais comum deste metal é o cobre.
...