A Economia
Por: Talita Elen • 7/12/2017 • Dissertação • 445 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
Talita Elen da Silva Santos
Trabalho de economia
Questões-problemas
Salvador-BA
2016.1
Talita Elen Da Silva Santos
Trabalho de economia
Questões-problemas
Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina introdução a economia no Curso de Direito do Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge.
Orientador: Prof. Juarez J. J. Paiva
Salvador-BA
2016.1
RESPOSTAS
1) Porque a economia estuda os aspectos econômicos da organização e funcionamento da sociedade no que tange à organização social dos seres humanos para garantir a reprodução da vida material e à história das sociedades e a história de suas diferentes formas de organização econômica(modos de produção).
2) Não, os bens econômicos só surgiram durante a revolução da agricultura, antes disso as necessidades humanas eram atendidas por bens livres que são abundantes.
3) O conhecimento e a tecnologia que induz o surgimento das necessidades humanas.
4) Porque os fatores de produção são limitados e necessitam da economia para sua organização e obtenção de benefícios máximos.
5) A economia aparece para o direito com mais intensidade, quando surge a necessidade iminente de regular as relações de consumo e proteger o mercado, no tacante a fixação de preços dos bens e serviços postos a disposição da sociedade.
6) As relações de produção são diferentes formas que os fatores de produção que se combinam para realização da produção, já o modo de produção é definido como o resultado da relação de produção (relação de propriedade, de trabalho), historicamente a humanidade conheceu diferentes modos de produção(primitivo, escravista, feudal, capitalista, socialista)
7) Para determinar um sistema econômico de um país é necessário duas observações: Quanto ao tipo de contratação de trabalho, se livre, ou não e quanto a escolha de trabalho do indivíduo, se ele pode escolher livremente qual papel quer ocupar na economia.
8) De maneira sucinta, podemos resumir a evolução do pensamento econômico na fase pré-científica a partir dos períodos: No período Primitivo o único saber era distinguir o que era comestível e o que não era comestível, passando para Antiguidade Grega surgem ideias fragmentadas sobre questões particulares e os fatos econômicos são pouco importantes, embora já exista um certo desenvolvimento de uma economia de trocas, já na Idade Média os principais pensadores econômicos eram dominados pela igreja e pelo princípio da justiça comutativa, por fim, no Mercantilismo o pensamento econômica era de base empírica, voltado a riqueza das nações através do acúmulo de metais preciosos e outras políticas coloniais mercantilistas.
...