A Escola Assistencialista e a Teoria do Crime Precipitado pela Vítima.
Por: iasmimMADALENA • 22/2/2016 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 1.852 Visualizações
Aula 9
A vitimologia traz uma análise dos fenômenos ligados às vítimas, como o comportamento,a origem e o seu liame para com o agressor.
O entendimento não é pacífico, sendo assim existem duas vertentes sobre o objeto:
A Escola Assistencialista e a Teoria do Crime Precipitado pela Vítima.
A Escola Assistencialista possui o escopo de realizar estudos sobre as vítimas e, através deles, influenciar o Estado à criação de medidas protetoras. Teve seu surgimento em 1950, tendo como seu criador Benjamin Mendelson.
A Teoria do crime precipatado pela vítima, criada por Hans Von Hentig em 1948, funda-se na ideologia de que há um "estereótipo de vítima". Possui certa equivalência com a já estudada biologia do criminoso, só que dessa vez fala-se da vítima, que é considerada culpada, por questões sociais e biológicas, por sofrer o ato opressor.
Aula 10
Trata da influência da mídia e do Estado nas políticas criminais.
Diversas pessoas ao pensar que estão desenvolvendo sua própria opinião a respeito de determinado assunto, estão na verdade defendendo infundadamente interesse alheio, transmitido, na maioria das vezes, pela opinião tendenciosa da mídia.A manipulação da mídia nas informações prestadas é clara. A informação de que os meios de comunicação, em sua maioria de propriedade privada, refletem no conteúdo que veiculam seu principal objetivo, que é o lucro
A sociedade age de modo desesperado e leviano com a informação distorcida sobre a violência, pois creem em um realidade que supera a existente.
Vale ressaltar o excelente exemplo da Revolta dos Malês, na Bahia, que mostrou as atrocidades que podem fazer uma população mal informada e assustada.
Por fim, verifica-se o Estado, que vem criando Leis meramente simbólicas, com o intuito de calar a sociedade, que clama por um combate à violência mais eficaz, incluindo nele políticas de educação, saúde e emprego.
A verdade é que a TV, os jornais e o rádio visam obter lucro por meio da venda de seus espaços para propaganda. Nem tudo que se vê pode tratar se como realidade.
...