A FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DE UM DIREITO PROCESSUAL
Por: 12.0179-7 • 17/5/2016 • Artigo • 4.464 Palavras (18 Páginas) • 301 Visualizações
[pic 1]
INTEGRADO - Colégio e Faculdade
[pic 2]
BIANKA APARECIDA SCHIAVO SPIGUEL
A FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DE UM DIREITO PROCESSUAL OBRIGACIONAL JUSTO E IGUALITÁRIO E UM DIREITO MATERIAL PENAL EM CONSOnÂNCIA COM OS FINS SOCIAIS DO DIREITO.
[pic 3]
CAMPO MOURÃO – 2013
[pic 4]
INTEGRADO COLEGIO E FACULDADE.
A FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DE UM DIREITO PROCESSUAL OBRIGACIONAL JUSTO E IGUALITÁRIO E UM DIREITO MATERIAL PENAL EM CONSOnâNCIA COM OS FINS SOCIAIS DO DIREITO.
Trabalho de sentença:
Trabalho exigido para obtenção de nota na disciplina de Projeto Integrador, do Curso de Direito do Integrado Colegio e Faculdade, ministrada pelo Professor Ricardo Amaral Gomes Fernandes.
CAMPO MOURÃO, MAIO DE 2013.
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
1. OS PRINCÍPIOS 6
1.0 CONCEITO 6
1.1 FUNÇÃO EXERCIDA PELOS PRINCÍPIOS 6
1.2 FUNÇÃO FUNDAMENTADORA 6
1.3 FUNÇÃO ORIENTADORA DA INTERPRETAÇÃO 7
1.4 FUNÇÃO SUBSIDIÁRIA 8
1.5 O PROBLEMA DE COMPREENDER OS PRINCÍPIOS NOS SÉCULOS PASSADOS 9
1.6 DIFERENÇAS ENTRE PRINCÍPIO E REGRAS 9
2.0 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO 10
2.1 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E O PLURALISMO 11
2.2 A TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PERANTE OS PRINCÍPIOS 11
2.3 PRINCÍPIOS PROCESSUAIS 12
2.4 PRINCÍPIOS OBRIGACIONAIS PARA UM PROCESSO JUSTO 13
3.0 FUNÇÃO DOS PRINCÍPIOS PERANTE APLICAÇÃO DE LEIS PENAIS 14
3.1 ESCOLA POSITIVA 14
3.2 A RESSOCIALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE 15
3.3 FATO SOCIAL COMO OBJETO DA SOCIOLOGIA 15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
RESUMO
Este trabalho tratará sobre a importância dos princípios constitucionais, perante um processo. Sabendo que são dotados de uma força normativa que suprem as lacunas existentes, orientam a aplicação e interpretação das mesmas. Abordando suas funções, conceitos, e mostrando sua importância perante nosso ordenamento jurídico.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo, estudar a importância dos princípios em nosso ordenamento jurídico, demonstrando seus valores, e indicando como a lei deve ser dimensionada perante aplicações de regras, para que não agrida os valores sociais.
Aborda-se também, as funções exercidas pelos princípios constitucionais, perante a execução de um processo, garantindo os devidos direitos humanos.
Revela-se o papel dos princípios, com relação à aplicação das leis penais, onde, seu objetivo é garantir ao indivíduo que comete determinado delito, uma sansão justa e correta, garantindo-lhes uma ressocialização perante a sociedade.
Portanto, os princípios constitucionais são aqueles que guardam os valores fundamentais da ordem jurídica. Merecendo referencia especial em nosso cotidiano.
1. OS PRINCÍPIOS
1.0 CONCEITO
Os princípios são à base do ordenamento jurídico, são eles que orientam os aplicadores do Direito a compreender e aplicar a lei, de modo que não agride as regras.
Miguel Reale[1] nos diz que "princípios são enunciações normativas de valor genérico, que condicionam e orientam a compreensão do ordenamento jurídico, a aplicação e integração ou mesmo para a elaboração de novas normas. São verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas também por motivos de ordem prática de caráter operacional, isto é, como pressupostos exigidos pelas necessidades da pesquisa e da práxis".
...