A Filosofia
Por: Gabriel Gama • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 676 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
Agostinho (355-430 d.C.) nasceu em Tagaste, na África, sua mãe uma cristã devota que teve um parto difícil, mas no fim nasceu Agostinho com saúde e ambos ficaram bem.
Agostinho foi um jovem rebelde, no qual não concordava com as atitudes que seu pai Patrício tinha com a sua mãe e sempre questionava quando a mesma chamava atenção dele para alguma coisa.
Agostinho costumava ouvir macróbio e falava a mãe que queria estudar e ser como ele, queria ser advogado, questionando a mãe se podia estudar com macróbio o pai Patrício não concordava e dizia que o menino tinha que estudar na cidade que nasceu, junto com ele, pois eles não tinham condições para tal estudos.
Por isso cada vez mais, Agostinho se tornava rebelde e sua mãe cada vez mais preocupada com ele, sendo assim procurou ajuda para conseguir com que Agostinho estudasse como desejava, conseguindo ele foi para Cartago estudar retórica.
Chegando lá procurou por Valério para lhe ajudar, Valério acolheu e logo após foi procurar macróbio, o mesmo disse que se Agostinho quisesse estudar com ele, teria que o convencer, porém Agostinho não conseguiu lhe falar nada, passando um período Agostinho se lamenta com Valério o fato então o mesmo lhe diz algumas palavras encorajando o mesmo a seguir o caminho, dizendo que se quisesse alguma coisa ele teria que ir atrás, pois ninguém iria fazer por ele!
Agostinho foi atrás de macróbio e o convenceu a ensinar ele, foi treinando ele para ser orador, passando 8 anos agostinho se tornou advogado e junto com macróbio ele defendia pessoas que não eram verdadeiras, sempre aparecia a suposta verdade logo após ele ter ganhado o que defendia e isso deixava ele pensativo.
Agostinho se Apaixonou pela criada Carida logo após o termino dos seus estudos, quando recebeu a noticia de que seu pai estaria morrendo, voltou para Tagaste e levou a mulher com que dormia com ele, chegando lá viu seu pai sendo batizado, mas ele não concordava e falava que de nada valia seu pai está sendo batizado no fim da vida, quando fez tudo errado quando estava vivo e com saúde.
Passando um período, Agostinho teve um filho com a “criada”, logo após o filho valério procurou Agostinho e lhe ofereceu para ser orador do tribunal para depois ir para milão e ficar com o imperador e Valério tinha o plano de pegar a brasílica do bispo Ambrosio, sabendo como Agostinho não gostava de cristão foi fácil o convencer, então ele deixou a mãe o filho e a “criada”.
Chegando na Roma foi tudo como Valério pretendia, Imperador Valentino nomeou o Agostinho como orador, logo em seguida sua mãe e seu filho vai até ele e o questiona porque mentiu para o mesmo, e então todos ficam novamente juntos.
Agostinho conheceu o Bispo Ambrosio que era muito admirado e ouvido por todos, e assim ele começou a visitar ambrosio para o estudar, e sempre o questionava sobre Deus e sua fé inabalável.
Como Orador do Imperador, os discursos de Agostinho eram aplaudidos por todos e tinham grande sucessos, Valério tendo conhecimento disso, queria que eles tomassem a brasililca do bispo e então convenceu o imperador a dar ordens, mas Agostinho já estava lendo sobre platão e decidiu parar com o maniqueísmo.
A mulher com que Agostinho dormia o deixou sozinho com o filho, pois não queria atrapalhar ele, achando melhor assim ela foi embora, deixando o de coração partido e assim foi se perdendo ainda mais nos pecados.
...