A Fotossíntese
Por: kimuratiago • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Fotossíntese
A fotossíntese é o processo que as plantas realizam para obter energia para sua sobrevivência. Ela acontece nos cloroplastos. Este processo é dividido em duas fases: a fase clara, ou fotoquímica, e a fase escura, ou química.
Na fase clara a planta (clorofila) absorve a luz e a água fornecidas pelo ambiente e libera oxigênio, que é utilizado por outros seres vivos na respiração. Neste processo ocorre a fotólise, que nada mais é que a quebra da molécula de água na presença de luz. Ainda aí está presente a cadeia transportadora de elétrons que atua quando a energia presente na clorofila resultante da luz vai passando de clorofila para clorofila até chegar a um par de clorofilas especiais que se excitam e liberam um de seus elétrons. Este elétron vai para uma molécula da cadeia e para estabilizar o par de clorofilas a água absorvida doa um de seus elétrons e aí se forma o oxigênio. Assim ficam dissociados: íons de hidrogênio, elétrons e oxigênio. O oxigênio é liberado para o ambiente e o hidrogênio precisa ser carregado para ser utilizado na fase escura, aí entra a molécula de NADP que carrega o hidrogênio, formando assim NADPH2, que é levado para a fase escura. Também é formado ATP (energia).
Já na fase escura a planta absorve gás carbônico, o mesmo reage com o NADPH2 utilizando o ATP de energia e produz a glicose, que é o alimento da planta. Esse processo é o ciclo de Calvin.
Equação da fotossíntese:
6 CO2+12 H2O → C6H12O6 + 6 H2O + 6 O
↓
LUZ E CLOROFILA
RESPIRAÇÃO CELULAR
A respiração celular é o processo que consiste em extrair energia química de moléculas de glicose, oxidando assim essas moléculas para obter energia para o trabalho celular. Ela acontece na mitocôndria.
A primeira etapa desse processo é a glicólise. Nela 2 moléculas de ATP são adicionadas a molécula de glicose para ocorrer a quebra da glicose. Na quebra há a produção de 2 moléculas de ácido pirúvico e com a energia obtida deste processo há a produção de 4 moléculas de ATP, sendo que 2 são repostas e a célula fica com um saldo positivo de 2 moléculas de ATP. Também há a produção de 4 elétrons e 4 íons de hidrogênio, sendo que os elétrons e 2 íons são usados pelo NAD, uma molécula que armazena elétrons e íons de hidrogênio e depois fornece à síntese do ATP, e os outros 2 íons ficam dispersos. O NAD após assumir os elétrons e o os íons do hidrogênio se torna NADH.
Equação da glicólise:
C6H12O6 + 2 ADP + 2PI + 2 NAD → 2C3H4O6 + 2 ATP + NADH
CICLO DE Krebs
Neste o ácido pirúvico, resultante da glicólise, reage com a molécula de coenzima A, resultando em: gás carbônico, hidrogênio e acetil-coenzima A. o gás carbônico é liberado, o hidrogênio é capturado por uma molécula de NADH e mais tarde é utilizado na cadeia respiratória.
O acetil-cenzima A reage com uma molécula de ácido oxalacético e essa reação resulta em ácido cítrico e coenzima A.
Cada ácido cítrico vai passar por uma cadeia de reações que lhe vão tirar 2 moléculas de gás carbônico e 4 de hidrogênio, lembrando que um ácido cítrico sem ter seus átomos tirado se transforma novamente em ácido oxalacético.
...