TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fotossíntese

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Fotossíntese

A fotossíntese é o processo que as plantas realizam para obter energia para sua sobrevivência. Ela acontece nos cloroplastos. Este processo é dividido em duas fases: a fase clara, ou fotoquímica, e a fase escura, ou química.

Na fase clara a planta (clorofila) absorve a luz e a água fornecidas pelo ambiente e libera oxigênio, que é utilizado por outros seres vivos na respiração. Neste processo ocorre a fotólise, que nada mais é que a quebra da molécula de água na presença de luz. Ainda aí está presente a cadeia transportadora de elétrons que atua quando a energia presente na clorofila resultante da luz vai passando de clorofila para clorofila até chegar a um par de clorofilas especiais que se excitam e liberam um de seus elétrons. Este elétron vai para uma molécula da cadeia e para estabilizar o par de clorofilas a água absorvida doa um de seus elétrons e aí se forma o oxigênio. Assim ficam dissociados: íons de hidrogênio, elétrons e oxigênio. O oxigênio é liberado para o ambiente e o hidrogênio precisa ser carregado para ser utilizado na fase escura, aí entra a molécula de NADP que carrega o hidrogênio, formando assim NADPH2, que é levado para a fase escura. Também é formado ATP (energia).

Já na fase escura a planta absorve gás carbônico, o mesmo reage com o NADPH2 utilizando o ATP de energia e produz a glicose, que é o alimento da planta. Esse processo é o ciclo de Calvin.

Equação da fotossíntese:

6 CO2+12 H2O → C6H12O6 + 6 H2O + 6 O

                           ↓

LUZ E CLOROFILA

RESPIRAÇÃO CELULAR

A respiração celular é o processo que consiste em extrair energia química de moléculas de glicose, oxidando assim essas moléculas para obter energia para o trabalho celular. Ela acontece na mitocôndria.

A primeira etapa desse processo é a glicólise. Nela 2 moléculas de ATP são adicionadas a molécula de glicose para ocorrer a quebra da glicose. Na quebra há a produção de 2 moléculas de ácido pirúvico e com a energia obtida deste processo há a produção de 4 moléculas de ATP, sendo que 2 são repostas e a célula fica com um saldo positivo de 2 moléculas de ATP. Também há a produção de 4 elétrons e 4 íons de hidrogênio, sendo que os elétrons e 2 íons são usados pelo NAD, uma molécula que armazena elétrons e íons de hidrogênio e depois fornece à síntese do ATP, e os outros 2 íons ficam dispersos. O NAD após assumir os elétrons e o os íons do hidrogênio se torna NADH.

Equação da glicólise:

C6H12O6 + 2 ADP + 2PI + 2 NAD → 2C3H4O6 + 2 ATP + NADH

CICLO DE Krebs

Neste o ácido pirúvico, resultante da glicólise, reage com a molécula de coenzima A, resultando em: gás carbônico, hidrogênio e acetil-coenzima A. o gás carbônico é liberado, o hidrogênio é capturado por uma molécula de NADH  e mais tarde é utilizado na cadeia respiratória.

O acetil-cenzima A reage com uma molécula de ácido oxalacético e essa reação resulta em ácido cítrico e coenzima A.

Cada ácido cítrico vai passar por uma cadeia de reações que lhe vão tirar 2 moléculas de  gás carbônico e 4 de hidrogênio, lembrando que um ácido cítrico sem ter seus átomos tirado se transforma novamente em ácido oxalacético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com