A Gestão de Escritório Jurídico
Por: roregina • 16/9/2020 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE
O QUE SÃO A MISSÃO, VISÃO E VALORES DE UMA EMPRESA?
FAZ SENTIDO PENSAR NAS MESMAS PARA UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA?
JUSTIFIQUE DE FORMA FUNDAMENTADA.
R.: A missão seria o que é o escritório, e por qual motivo foi criado, qual o seu propósito, e em benefício do que ou de quem.
A visão seria onde se quer chegar e em qual prazo.
Os valores seriam calcados em princípios.
E, portanto, determinar as prioridades: missão, visão e valores do empreendimento da equipe à cultura corporativa e seu comprometimento.
Faz todo sentido pensar na missão, visão e valores para um escritório de advocacia, pois são indispensáveis.
A missão: Por que este escritório existe? Para quem? O que o escritório faz?
A missão de um escritório jurídico é determinar qual o propósito da existência, qual o papel que exerce na sociedade, e todos os colaboradores devem se comprometer com a declaração de missão, afastando assim o risco de propósitos conflitantes e determinando a direção do escritório.
Ex.: MISSÃO – “Prestar serviços jurídicos com excelência, oferecendo soluções inovadoras para obtenção de resultados expressivos que garantam a satisfação de seus clientes.” (PEREZ DE REZENDE ADVOCACIA)
A visão se relaciona com os objetivos do escritório para o futuro. Se diferencia da missão porque pode ser criado para um determinado período, podendo mudar de acordo com as conquistas obtidas.
Deve ser prática, real e visível.
Ex.: VISÃO – “Ser a melhor empresa brasileira de serviços jurídicos especializados em Direito Empresarial Marítimo e Portuário.” (RUY DE MELLO MILLER ADVOCACIA)
Os valores se definem após a definição de missão e visão, é necessário estabelecer as “normas”, ou seja, os valores que não podem ser abandonados para atingir o objetivo do escritório.
Visam definir e controlar os comportamentos, atitudes e decisões tomadas por todos os colaboradores.
Ex.:
“1. Excelência - Prestar serviços com eficiência e qualidade, superando as expectativas de cada um de seus clientes;
2. Integridade e Ética - Atuar de forma integra e ética na condução dos negócios e na relação com seus colaboradores;
3. Respeito - Interagir com respeito nas relações pessoais e profissionais;
4. Comprometimento Compromisso dos sócios e colaboradores com os objetivos da organização.” ((PEREZ DE REZENDE ADVOCACIA)
Portanto, definir esses três itens é essencial para determinar a direção do escritório, e esse processo não deve ser realizado com muita rapidez, pois o advogado empreendedor deve dedicar o tempo que julgar necessário para refletir sobre o papel de seu escritório e aonde ele quer chegar. Esses itens serão os direcionadores de sua estratégia.
...